Coral da UFJF fez apresentação na abertura do evento. (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Coral da UFJF fez apresentação na abertura do evento. (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

O Global July, programa da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) com 27 cursos de curta duração em quatro idiomas: português, inglês, francês e espanhol, iniciou as atividades nesta segunda-feira, dia 3.  Mais de 700 estudantes  da graduação e da pós-graduação da UFJF e de universidades estrangeiras parceiras serão beneficiados pela iniciativa durante todo o mês de julho.

“É uma satisfação a concretização deste evento que altera a forma de atuação da Diretoria de Relações Internacionais. É uma iniciativa inédita e muito relevante: trazer docentes e alunos estrangeiros para favorecer a internacionalização da UFJF. Parabéns à equipe da DRI”, destacou o pró-reitor adjunto de Pós-Graduação e Pesquisa, Luis Paulo da Silva Barra, que representou o reitor Marcus David na solenidade de abertura do Global July.

Os 25 cursos ofertados estão divididos nas áreas de Administração, Economia, Ciências Exatas, Ciências Humanas, Letras, Direito, Matemática, Filosofia e Ciências Biológicas, e serão ministrados por professores da Universidade e cinco convidados estrangeiros (do Líbano e dos Estados Unidos). A carga horária dos módulos varia entre quatro e 60 horas, com atividades até 28 de julho. Além de possibilitar ao estudante brasileiro a experiência da internacionalização, com o Global July a UFJF tem a chance de divulgar seus cursos e produções acadêmicas para o exterior.

A diretora de Relações Internacionais, Bárbara Daibert, afirma que a expectativa é de que o programa se consolide no calendário da UFJF, motivando mais professores a oferecerem atividades em outros idiomas. “No atual cenário do país, especialmente após o fim do Ciências Sem Fronteiras, o Global July é uma janela que se abre, para internacionalização da UFJF. A procura pelos cursos, de uma forma geral, superou nossas expectativas.”

Ainda segundo Bárbara, serão oferecidas 305 horas/aula, sendo 177 horas em inglês, 48 horas/aula em espanhol, 45 horas/aula em português e 35 em francês. Os alunos estrangeiros inscritos são de quatro diferentes continentes: África, Ásia, América e Europa. Dos mais de 700 estudantes que participarão da atividade, 75% declararam proficiência em língua inglesa, 27% em espanhol, e 15% são proficientes em francês.

Os cursos serão ministrados durante todo este mês, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, no Centro de Ciências (anfiteatros e laboratórios).

Outras informações: (32) 2102-6929 – Diretoria de Relações Internacionais