João Gabriel acompanhou à altura a professora Nilceia na apresentação (Foto: Victor Marcellino)

João Gabriel acompanhou à altura a professora Nilcéia Braga na apresentação deste domingo (Foto: Victor Marcellino)

A Praça Cívica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) ficou repleta de crianças, pais e animais em mais um Domingo no Campus. Esta edição do evento contou com música, brincadeiras, oficinas de bordado, artesanato, saúde bucal e contação de histórias

Quem chamou atenção das pessoas que passaram pelo campus foi o pequeno João Gabriel Santana, de 7 anos. O jovem, que é estudante da Escola Municipal Professor Ademar Rezende, no Bairro São Pedro, já foi aluno da professora Nilcéia Braga, e pediu para cantar e tocar violão durante a contação de histórias. Com muita desenvoltura, João recitou uma serenata e cantou as músicas “Perdi meu anel no mar” e “Beija-Flor”, música composta por Nilcéia em homenagem a seus alunos.

“Quando estudava com a Tia Nil, eu via muito ela tocar violão e fazer show no salão da escola. O filho dela começou a me dar aula de violão e, em casa, eu faço um show igual ao dela. Agora, estou aqui tocando junto com ela. Eu a amo”, afirmou o pequeno cantor.

Para Nilceia, o sentimento de fazer parte do projeto é ver histórias como essa. “Quando a gente vem para ter este momento com eles, já estamos com o coração querendo acolher, e a gente sente que eles se sentem acolhidos e nos acolhem. É um crescimento mútuo. É o momento que a gente dialoga com a comunidade e todas as pessoas que participam.”

Alessandra Pinheiro, madrasta de João Gabriel, veio até a UFJF para poder assistir à apresentação do afilhado, e não escondeu a emoção. “Ele é um menino muito ativo, muito esperto e não tem vergonha, pois não tem dificuldade com o público. A apresentação foi muito bonita.”

Rosiane e João Paulo não perdem as brincadeiras e  atividades na Praça Cívica (Foto: Victor Marcellino)

Rosiane e João Paulo não perdem as brincadeiras e atividades na Praça Cívica (Foto: Victor Marcellino)

Outro João também roubou a cena. Morador do bairro São Pedro, João Paulo de Almeida, de 5 anos, frequentou todas as edições do Domingo no Campus, sempre se divertindo. “Adoro jogar futebol e soltar pipa. Gosto da UFJF porque aqui eu vejo bicicleta, patins, cachorro e os brinquedos”. Para a mãe, Rosiane de Souza Almeida, as edições do projeto ajudaram no crescimento do filho, através de “brincadeiras, esporte e atividades que ele descobriu aqui. Ele brinca, por exemplo, com a caixinha de leite e, com isso, o lixo não vira mais lixo lá em casa (risos)”.

Gustavo Fernandes e o filho Henrique, de um ano e oito meses, também são presenças constantes no Domingo no Campus. “Isso aqui é uma opção de lazer muito legal para as famílias, principalmente para as crianças pequenas, porque o espaço é muito amplo. As atividades são muito bem pensadas para todas as faixas etárias”, contou o professor, morador do bairro Novo Horizonte.

Papo sério além das brincadeiras

Esta edição do evento também contou com stands de projetos e iniciativas das faculdades da UFJF. A equipe do Pró-Saúde: Educação Bucal, da Faculdade de Odontologia (UFJF), buscou conscientizar crianças e adultos sobre a importância da escovação e saúde bucal. Já o IEEE, da Faculdade de Engenharia (UFJF), apresentou um projeto anti-furtos de carros; e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo procurou mostrar a população sons marcantes da cidade (Praça da Estação, Galeria Pio XII, Parque da Lajinha, etc).

Feira de adoção de cães e gatos também reunir interessados no cadastramento para adoção (Foto: Victor Marcellino)

Feira de adoção de cães e gatos também reuniu interessados no cadastramento para adoção (Foto: Victor Marcellino)

A Feira de Adoção de cães e gatos, oferecida em parceria com a Prefeitura de Juiz de Fora, também trouxe muitos interessados para a praça. Álvaro César aproveitou o evento para entrar na fila de adoção. O estudante do curso de Química é morador do bairro Aracy e deseja adotar um gato. No evento, foi feito um questionário, que será analisado pelos agentes do Canil Municipal, que depois, entrarão em contato com os interessados.

“Já sabia que ia ter a feira de adoção e vim com o intuito de adotar um gato. Eles são mais independentes, e se enquadram na minha realidade. Esta parceria é importante para tirar os animais da rua e levar eles para lares. Um dos gatos que eu gostei provavelmente foi judiado, porque está com a orelha machucada. Acho que são bichos que precisam de um amor maior, um cuidado maior”, afirmou o estudante.

Pessoal do Ecosom, em parceira com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo mostrou como é importante reconhecer os sons dos locais da cidade (Foto: Victor Marcellino)

Pessoal do Ecosom, em parceira com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, mostrou como é importante reconhecer os sons dos locais da cidade (Foto: Victor Marcellino)

As fotos e vídeos desta edição podem ser acessadas na página oficial do evento no Facebook. O Domingo no Campus é um projeto de extensão da UFJF, com recursos de Emenda Parlamentar da Deputada Federal e ex-reitora Margarida Salomão.