A diretora Bárbara Daibert com a representante da Global Affairs da americana Temple University (Foto: arquivo pessoal)

A diretora Bárbara Daibert com a representante da Global Affairs da americana Temple University (Foto: arquivo pessoal)

Com o objetivo de renovar parcerias, fazer novos contatos e divulgar a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) no cenário global de internacionalização das universidades do mundo, a diretora de Relações Internacionais da UFJF, Bárbara Daibert, participou da 69ª edição da Conferência NAFSA, realizada em Los Angeles, na Califórnia (EUA), entre os dias 28 de maio e 2 de junho.

O evento é considerado o maior encontro internacional dos responsáveis pela internacionalização das instituições de ensino superior e de investigação. A conferência atrai, anualmente, mais de 9 mil visitantes de todo o mundo, incluindo mais de 400 expositores de cerca de 50 países.

“Trata-se da maior feira internacional sobre educação superior, com oportunidades de formação através de sessões com palestrantes e workshops – oportunidades únicas de networking, devido às reuniões promovidas pelo evento”, afirma Bárbara.

A diretora de Relações Internacionais também acrescenta que a NAFSA é uma oportunidade para representar a Universidade fora do país e de colocá-la junto às universidades nacionais que se lançam à internacionalização. “Além de tudo isso, é uma oportunidade única de encontro com quase todos os parceiros, para renegociar ou falar sobre os acordos vigentes, além de promover novas parcerias.”

NAFSA permite reaproximação da UFJF com antigos parceiros

Segundo Bárbara, a agenda envolveu sessões de discussão e reuniões abertas, além de encontros com atuais e antigos parceiros, que haviam se afastado nos últimos tempos, com os quais foi restabelecido o contato institucional.

Para a diretora, o maior desafio à internacionalização das universidades brasileiras é a ausência de um currículo em inglês, ou seja, a falta de oferta de disciplinas neste idioma. Neste sentido, pondera, o Global July é de extrema importância, porque disponibilizará vários cursos de curta duração em língua  inglesa, além de espanhol e francês, o que aumenta as chances da UFJF receber alunos estrangeiros, reforça parcerias e contribui para a facilitação do acesso dos estudantes da Universidade no exterior.

“A todos os parceiros que pude encontrar, apresentei o Global July, programa que promoverá um mês de internacionalização em casa na UFJF, convidando-os de forma pessoal, para que incentivem os alunos a virem”, reforça.

Universidade firma novas parcerias

A diretora também se reuniu com representantes de diversas universidades, a fim de estabelecer novas parcerias. Desses encontros, foram firmados quatro novos acordos de cooperação: dois com a Índia (Rajalakshmi Engineering College e MIT Art, Design & Technology University); um com a Hungria (University of Pecs Jubilee) e um com os Estados Unidos (University of California, Riverside).

“Também tive uma reunião com universidades da Rússia, Finlândia, México, Equador e cinco universidades da Itália. Minha presença no evento recoloca a UFJF no circuito do diálogo com as universidades do globo”, finaliza Bárbara.

Outras informações: (32) 2102-3389 / (32) 2102-3947 – Diretoria de Relações Internacionais