A dança, como experiência lúdica, permite a vivência da maternidade em sua forma mais sensorial (Foto: Divulgação)

A dança, como experiência lúdica, permite a vivência da maternidade em sua forma mais sensorial (Foto: Divulgação)

Construir um espaço de vivência e troca entre mulheres sobre maternidade, proporcionando a criação de uma rede de apoio mútuo para a maternidade ativa é a proposta do projeto de extensão Par-te de mim. Idealizado pela professora de Antropologia da UFJF Marcella Beraldo, a iniciativa é direcionada às mulheres grávidas, puérperas e mães de crianças pequenas. Os encontros serão realizados semanalmente no Instituto de Ciências Humanas (ICH), com início no dia 3 de junho. As inscrições são gratuitas.

Segundo Marcella, o objetivo é refletir e vivenciar esse processo de mudança profunda que é a maternidade na vida das mulheres, construindo ajudas e trocas de conhecimentos e experiências como forma de fortalecimento coletivo. “Juiz de Fora é carente destes espaços públicos e acredito que há uma demanda social a ser atendida. No período que vai da gestação até os 2 anos da criança, a mulher pode ficar muito sozinha, por isso uma rede como essa é importante para seu empoderamento e expansão e troca de conhecimentos.”

A mediação das rodas será feita por Marcella em conjunto com Tatiana di Sabbato, consultora de amamentação e doula; Aline Lopes, ativista da criação com apego e da comunicação não-violenta; Amanda Faulhaber, experiente em dança contemporânea, homeopata e doula, e Mari Moraes, aromaterapeuta, doula e educadora perinatal. O projeto pretende trazer convidados diferentes em cada encontro e tem duração prevista de 6 meses.

Com duração de 2h, os encontros serão divididos em dois momentos: no primeiro, haverá roda de conversa (que tratará de temas como puerpério, amamentação, participação paterna, parto, criação com apego e o cuidado de si e do outro) e no segundo, dança materna circular. A dança, como experiência lúdica, permite a vivência da maternidade em sua forma mais sensorial, o contato e uma maior interação entre as mulheres presentes.

A afirmação da mulher-mãe e a valorização do feminino estarão sempre em pauta nas reuniões. O projeto é pensado para atender às demandas de mulheres grávidas, puérperas e mães de filhos com até 2 anos, mas não é restrito a elas: pais e parceiros também podem participar, assim como os bebês e crianças. O início do projeto será no dia 3 de junho, sábado, das 10h às 12h e o segundo encontro já está marcado para acontecer no dia 7 de junho, quarta-feira, das 14h às 16h, ambos na sala C I 03 do ICH.

Outras informações:

Inscrições para o projeto Par-te de mim

Par-te de mim

partedemimjf@gmail.com