Quem passar pela Praça dos Pioneiros, no centro de Governador Valadares, neste sábado, 22, poderá participar de uma roda de dança promovida pelo projeto de extensão ‘Dança Circular: saúde e lazer em comunidade’, do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV). A iniciativa terá início às 10h e será aberta à população. Com participação de beneficiários do Núcleo Ampliado de Saúde da Família de GV, a atividade integra as ações da Prefeitura no Outubro Rosa, mês de combate ao câncer de mama.

A professora da UFJF-GV, Raquel de Magalhães Borges, explica que a dança pode ser considerada uma meditação ativa. “Existem danças que favorecem a sensação de júbilo, que favorecem a conexão consigo mesmo, que fortalecem o espírito comunitário e a consciência de grupo, danças de confraternização, danças que divertem, dentre outras possibilidades e propósitos”.

Projeto promoveu atividade na Casa do Servidor. (Foto: Gabriella Moura)

Ainda segundo a coordenadora do projeto, a dança circular é uma prática integrativa e complementar, capaz de proporcionar uma conexão entre os participantes, “que dançam juntos ao som de uma música, executando os mesmos gestos que mobilizam determinados símbolos”. Toda a comunidade está convidada a participar.

Ações do Outubro Rosa

Equipe vai realizar nova atividade aberta ao público neste sábado, 22. (Foto: Gabriella Moura)

Dentre as ações realizadas no mês de combate ao câncer de mama, o projeto Dança Circular promoveu, nesta segunda, 17, atividade junto a servidores municipais da Casa do Servidor, em GV. As iniciativas marcam o retorno das ações presenciais do grupo, criado em 2020, mas que teve suas práticas suspensas devido à pandemia.

Além dos momentos de dança junto à comunidade, o projeto promove capacitações para profissionais que atuam com a dança circular como prática integrativa e complementar no Sistema Único de Saúde e em outras instituições da região.

Para acompanhar mais sobre o projeto, acesse o perfil no instagram.