A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizará a 1ª Reunião de Secretários Municipais e Coordenadores Locais do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – Polo Juiz de Fora (Pnaic-UFJF). O evento acontece na próxima quarta-feira, 15, às 14h30, no Anfiteatro da Faculdade de Direito. São esperados para evento representantes de 179 municípios pertencentes ao Polo, entre secretários e coordenadores.

Haverá dois momentos de fala, o primeiro se trata de uma retrospectiva do trabalho realizado pela Universidade junto aos profissionais do Polo, com apresentação da coordenadora institucional e professora da UFJF, Luciane Manera Magalhães. Já no segundo momento, o coordenador adjunto de gestão, Wagner da Silva Rezende, apresentará os resultados alcançados até o momento e os desafios para os próximos anos. Na ocasião também será entregue o material didático elaborado pelo Ministério da Educação (Mec).

De acordo com Luciana, o objetivo é estreitar os laços entre a Universidade e as Secretarias de Educação, parceria que existe desde de 2012. “ Os coordenadores locais são os mediadores entre os municípios e as universidades. Os secretários municipais foram convidados para esse evento para que possamos aproximar as instituições e, também, para que eles tenham mais contato com o trabalho que temos realizado. Antes só participavam das formações os orientadores de estudos e os coordenadores locais, que repassavam aos secretários.”.

O evento faz parte do Programa Nacional de Formação Continuada de Professores Alfabetizadores. A cada ano, o MEC renova o convênio com os municípios e universidades e as formações são oferecidas aos professores que se deslocam até Juiz de Fora para participarem. O programa tem abrangência nacional, sendo 39 universidades públicas envolvidas e mais de 5.000 municípios em todo o país.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, estaduais, municipais e Distrito Federal, buscando assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.