selo_8_mesesA décima reportagem da série que faz um balanço dos oito meses da gestão “Reconstruir a UFJF” e que aponta algumas perspectivas para 2017 pontua ações e propostas futuras do campus avançado da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV). Nas matérias anteriores, publicadas desde a semana passada, foram abordados temas relacionados aos trabalhos da Diretoria de Inovação, da Diretoria de Ações Afirmativas, da Diretoria de Avaliação Institucional, da Pró-reitoria de Extensão, da Pró-reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças, da Pró-reitoria de Cultura, da Pró-Reitoria de Apoio Estudantil e Educação Inclusiva , da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa e da Diretoria de Relações Internacionais (DRI).

Durante os últimos oito meses, o campus avançado de Governador Valadares vivenciou uma série de conquistas no processo de desenvolvimento e inserção na sociedade valadarense. Esses avanços foram alcançados com o apoio da Administração Superior que, desde o início da gestão “Reconstruir a UFJF”, realiza visitas periódicas ao campus avançado, no intuito de partilhar decisões, esclarecer vínculos contratuais e favorecer o diálogo intercampi.

A presença da reitoria em Governador Valadares para deliberação de ações institucionais, debate de procedimentos jurídicos que envolvem a comunidade, e ainda para participação em eventos do campus, como a primeira colação de grau e as recepções aos calouros, destacam a importância da integração para o desenvolvimento de um campus avançado. Para o diretor do campus GV, Peterson Andrade, essa presença é “importante também para o conhecimento das necessidades do campus e para a definição das soluções que dependem de ações intercampi. A integração é fundamental.”

A gestão descentralizadora e presente é citada também pelo gerente de Infraestrutura do campus avançado, Emilio Mafalda. Ele ressalta a presença dos atuais pró-reitores em GV, “coisa que não acontecia”. Segundo ele, visitas como “a do pró-reitor de Infraestrutura e Gestão, Marcos Tanure Sanábio; da pró-reitora adjunta, Janezete Aparecida Purgato Marques; e de  toda a equipe da Pró-reitoria de Infraestrutura têm permitido avanços em questões importantes nos últimos meses, o que nos vislumbra opções de planejamento futuro.”

1ªcolação de grau do campus avançado

colação de grau GV Foto Divulgação

Primeira colação de grau foi realizada no dia 3 de outubro (Foto: Divulgação)

O dia 3 de outubro de 2016 marcou o encerramento de alguns ciclos, e o começo de tantos outros no campus avançado. Pela manhã, o reitor Marcus David, juntamente com demais integrantes da Administração Superior, deu as boas-vindas a centenas de calouros da UFJF-GV, em uma cerimônia que marcou o início da vida acadêmica para jovens e adultos de todo o Brasil. Ao fim do dia, a comemoração era igualmente relevante: a primeira colação de grau do campus avançado, a realização de um projeto idealizado há quatro anos.

A importância da colação de grau ultrapassa a conquista dos formandos; a cerimônia representa um marco também para a cidade de Governador Valadares. Como relata a gerente de Graduação e Apoio Estudantil, Sibele Aquino, “a colação fortalece a inserção da UFJF na cidade e na região, e também indica a consolidação do campus.” Dessa forma, segundo ela, “a UFJF-GV sinaliza para toda a comunidade acadêmica que a administração do Campus e os setores diretamente envolvidos estão preparados.”

Conquistas para as comunidades acadêmica e valadarense

Em 2016, a comunidade acadêmica de GV vivenciou avanços e eventos inéditos, por meio de ações que muitas vezes só aconteciam em Juiz de Fora. Com o apoio das pró-reitorias de Extensão e Pós-Graduação e Pesquisa da atual gestão superior, a UFJF-GV realizou a 1ª Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade, evento que reuniu o 1º Seminário de Iniciação Cientifica e a 1ª mostra de Ações de Extensão do Campus. O coordenador acadêmico do campus GV, Fábio Alessandro Pieri, ressalta que “pela primeira vez foi possível apresentar e divulgar em GV os trabalhos de pesquisa e extensão desenvolvidos no campus.”

A autonomia dada pela Administração Superior ao campus avançado permitiu, também, o início das atividades de setor de estágio em Governador Valadares. Segundo a gerente de Graduação e Apoio Estudantil, Sibele Aquino, após a realização de treinamentos entre as equipes de GV e a Coordenação de Estágio na sede, “atualmente, toda a documentação referente a estágios é resolvida completamente no Campus GV, o que propicia maior velocidade na análise e assinatura de documentação referente a estágios”.

Pieri cita, também, a formação do Comitê Gestor de Ações de Extensão no Campus GV. “A Pró-reitoria de Extensão da nova gestão tem tratado o campus com isonomia, garantindo número de bolsas igual no edital de extensão com interface em pesquisa.” O professor destaca, inclusive, a inserção do edital Boa Vizinhança em Governador Valadares, “além de outros editais específicos relacionados à realidade regional de GV”.  

Recepção aos calouros Campus GV Foto Divulgação

O reitor Marcus David recepcionando os calouros (Foto: Divulgação)

Com o apoio da reitoria e das diversas pró-reitorias envolvidas nos processos do campus avançado, a comunidade valadarense tem, atualmente, novos serviços da Universidade a seu dispor. Em junho, foi inaugurada a primeira Clínica Escola de Fisioterapia e, no mês seguinte, a Farmácia Universitária da UFJF-GV, com instalações que oferecem atendimentos e serviços à população de Governador Valadares.

Em novembro, foi inaugurado o primeiro Núcleo de Prática Jurídica da UFJF-GV, que também visa a auxiliar a comunidade com trabalhos gratuitos em demandas processuais. Todos os serviços prestados são realizados em um imóvel “exclusivo da Universidade na cidade, que marca ainda a primeira identidade visual da UFJF em GV”, ressalta Pieri.

Em 2016, a UFJF-GV recebeu da União um imóvel que servirá de sede para os laboratórios dos cursos de Farmácia e Nutrição da Universidade. Segundo Emilio Mafalda, “como primeiro imóvel da UFJF em GV, a cessão do imóvel no bairro Santa Rita fixa permanentemente as raízes da UFJF em Governador Valadares”.

Autonomia e presença do campus avançado

Durante os primeiros meses da atual gestão da reitoria, a comunidade acadêmica alcançou avanços também nos processos de deliberação em Juiz de Fora. Segundo Pieri, que também é vice-diretor da UFJF-GV, é necessário salientar a instalação do Conselho Gestor e das unidades acadêmicas do Campus GV. “Com a realização das primeiras eleições para direção e vice-direção geral do campus e das direções e vice-direções das unidades acadêmicas, em 2016 a comunidade acadêmica de GV possui seus representantes máximos eleitos pelas três categorias.” Pieri enfatiza, ainda, o assento dos representantes diretos do campus avançado nas reuniões do Conselho Superior da UFJF.

O diretor eleito do Instituto de Ciências da Vida,  Ângelo Denadai, ressalta as vantagens dessas conquistas para o campus avançado. De acordo com ele, “além de garantir a legitimidade do processo eleitoral dos representantes dos institutos, por meio de suas nomeações, o diálogo e a facilidade de acesso têm viabilizado o trabalho junto à macrogestão, agilizando a solução para as diversas demandas.” Além de Denadai, a UFJF-GV possui outro diretor de unidade, Denis Perdigão. Ele foi eleito para a direção do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas.

O diretor do campus avançado pontua, também, uma conquista processual e democrática de 2016 para a Universidade. Neste ano, foi instaurada uma Comissão de Obras e Infraestrutura, que contou com a presença de técnicos e docentes de Juiz de Fora e Governador Valadares, além de discentes dos dois institutos do Campus de GV. Segundo o professor Peterson Andrade, “nesta comissão debatemos sobre o andamento das soluções de curto e longo prazo para uma melhor estrutura para servidores e estudantes.”

Abertura Semic em GV Foto Divulgação

Pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra, na cerimônia de abertura da 1ª Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade (Foto: Divulgação)

Semana de Ciência, Tecnologia e SociedadeAinda segundo Peterson, com a atuação da comissão, todos os segmentos e membros da administração dos dois campi tiveram a oportunidade de conhecer a realidade e de propor soluções para o campus. “A Administração Superior acompanhou os trabalhos desta comissão, e isso é importante para a definição das ações de forma compartilhada.”

Perspectivas e anseios para 2017

Sobram metas e planos para 2017 na UFJF-GV. As perspectivas são que o campus avançado conquiste cada vez mais a estabilidade necessária para oferecer os serviços e as atividades necessários para o sucesso de uma universidade pública e de qualidade.

Peterson Andrade pontua que um dos objetivos é aperfeiçoar a “relação intercampi nas áreas de Recursos Humanos e Planejamento, com ações imediatas entre os servidores dos dois campi. Isso é uma prioridade para melhorar a comunicação entre os servidores de Juiz de Fora e Governador Valadares. Percebemos a abertura da Administração Superior para a descentralização dos processos e consideramos isso como um importante ponto para diminuir a sobrecarga de atividades do Campus Sede e uma maior resolubilidade do Campus de Governador Valadares.”

Peterson Andrade acredita, ainda, que as unidades acadêmicas de Juiz de Fora também podem contribuir cada vez mais para o desenvolvimento do campus de Governador Valadares. “A maior integração intercampi não depende somente de ações da Administração. Depende, também, de iniciativas das unidades acadêmicas de Juiz de Fora. Ou seja, uma maior integração intercampi favorecerá o desenvolvimento da Universidade como um todo e esse é o nosso objetivo. Diante disso, as contribuições podem ocorrer em uma via de mão dupla em que a Universidade ganhará com as diferentes experiências e potenciais. Isso já ocorre em diferentes áreas, mas podemos aprimorar esta questão.”

Já Pierri prevê o início das atividades de mais um curso de pós-graduação na UFJF-GV. Trata-se do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (ProfBio), que,  possivelmente, será oferecido a partir do segundo semestre de 2017.  “Além disso, esperamos avançar em pesquisa no campus, com conclusão de projetos em andamento, início de novos, aprovação de recursos por nossos professores, além de editais institucionais e de redes nos quais muitos de nós estamos incluídos como equipe executora, com previsão de recurso para pesquisa em GV.”

A expectativa é positiva também em relação às atividades de extensão. “Contando com a parceria da pró-reitora de Extensão, Ana Livia Coimbra, estamos na expectativa do lançamento do edital Boa Vizinhança Rio Doce, além do edital específico para apoio a movimentos populares e outros regulares de extensão da UFJF.-GV.”.

Para Sibele Aquino, é importante, também, que a UFJF-GV consiga ampliar parcerias na cidade e na região, oferecendo, assim, maior número de “convênios e oportunidades de estágios para os acadêmicos do campus.”

Já para o diretor do ICV, Ângelo Denadai, em 2017 espera-se “avançar ainda mais nas políticas voltadas para consolidação do campus, com aquisição definitiva de alguns imóveis, retomada da obra do espaço destinado ao campus e conclusão dos demais trabalhos iniciados em 2016 nas esferas administrativa e acadêmica.” Visão compartilhada pelo gerente de Infraestrutura, Emílio Mafalda, que ressalta, ainda, a importância da criação de um Mestrado Profissional de Administração (Profiap), “para capacitação do corpo técnico.”

Confira todas as matérias da série:

Reestruturação do Critt potencializa inovação tecnológica na UFJF

Diretoria de Ações Afirmativas intensifica combate à violência e ao preconceito

Extensão universitária amplia o contato entre a UFJF e as comunidades externas dos dois campi

Reestruturação da Pró-reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças amplia conhecimento de gestão

Diretoria de Avaliação Institucional impulsiona autoconhecimento organizacional

UFJF reassume seu papel como polo fomentador da cultura regional

Aproximação com alunos torna trabalho da Pró-reitoria de Assistência Estudantil  mais efetivo

Pró-reitoria redimensiona pesquisa e pós-graduação na Universidade

Diretoria de Relações Internacionais amplia relações diplomáticas com parceiros globais