Segundo Julvan Moreira, o fórum promoverá reuniões para estudar ações de diversidade no campus avançado (Foto: Dante Rodrigues/UFJF)

Segundo Julvan Moreira, o fórum promoverá reuniões para estudar ações de diversidade no campus avançado (Foto: Dante Rodrigues/UFJF)

O campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (IFJF-GV) em parceria com a Diretoria de Ações Afirmativas da UFJF promoveu nesta quinta-feira, 29, o evento “Diversidade na UFJF” para promover a Política de Ações Afirmativas nos dois campi. A programação ocorreu no Prédio do Pitágoras, com a realização de palestra, rodas de conversa e escolha de representantes do campus avançado para compor o Fórum de Diversidade da UFJF. Confira a lista de representantes ao final da matéria.

O evento procurou refletir sobre diversos temas, entre os quais, a identidade de gênero e diversidade sexual, a inclusão e acessibilidade das pessoas com deficiência, a vulnerabilidade social e as relações étnico-raciais.

A ouvidora especializada em Ações Afirmativas da UFJF, Vânia Maria Freitas Bara, acredita que a programação realizada no mês de abril em Juiz de Fora, precisava também ser debatida no campus avançado. “São política de inclusão que precisam ser discutidas, até por isso é importante que realizemos este evento aqui em Governador Valadares, para que a gente possa, de fato, reunir representantes dos dois campi para instituir o Fórum de Diversidade da UFJF”.

Criada em 2014, a Diretoria de Ações Afirmativas busca construir uma política com ações afirmativas a serem desenvolvidas pela UFJF, com a participação dos diversos públicos da instituição, de forma conjunta e democrática. “Por isso pensamos na criação deste Fórum da Diversidade, composto por representantes estudantes, professores, servidores técnico-administrativos, que promoverá reuniões ordinárias para pensarmos que ações a Universidade deve realizar nesta área”, afirmou o diretor de Ações Afirmativas, Julvan Moreira.

Gerente de Graduação e Apoio Estudantil da UFJF-GV, Sibele Aquino, destacou que os dois campi buscam promover uma política de inclusão, participação e integração. “Desde os eventos de recepção aos calouros, nós destacamos a importância de sermos tolerantes ao diferente. Não gostamos de intolerância e muito me agrada testemunhar no contato direto com estudantes, que a nova geração entende muito mais a diversidade e tem o respeito maior a estas causas, em relação a gerações anteriores”.

Foram eleitos titulares e suplentes dos cinco grupos de trabalho, nas três categorias da comunidade acadêmica, que são discentes, docentes e Técnico-Administrativos em Educação (TAE). Alguns cargos ainda terão seus representantes definidos posteriormente.

Grupos de Trabalho e seus representantes

Identidade de Gênero
Discente: Yuri Coelho Leal (Titular)
Andressa Alves de Oliveira (Suplente)
Docente: Juliana Goulart do Nascimento (Titular)
Marília Martins Bandeira (Suplente)
TAE: a definir

Direitos Humanos
Discente: Hellen Louzada Eler (Titular)
Glanderson Soares (Suplente)
Docente: Tayara Talita Lemos (Titular)
TAE: a definir

Acessibilidades
Discente: Livia Duarte Coutinho (Titular)
Docente: Neila Carolina Barbosa (Titular)
TAE: Livia Fabiana Saço (Titular)

Vulnerabilidade Social
Discente: Débora Juliana Damasceno (Titular)
Angélica de Souza Cortes (Suplente)
Docente: a definir
TAE: Fernanda Cardoso (Titular)
Rosângela dos Santos (Suplente)

Diversidade Étnico-racial
Discente: Abab Nino Souza Batista (Titular)
Docente: a definir
TAE: a definir