(Foto: Gabriella Ramos/UFJF-GV)

Diretor Peterson Andrade entregou ao prefeito de GV, André Merlo, ofício com demandas e sugestões envolvendo o Hospital e outras parcerias para integração ensino-serviço (Foto: Gabriella Ramos/UFJF-GV)

Em reunião realizada nesta terça-feira, 27, a direção do campus avançado da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) entregou ao prefeito de Governador Valadares, André Merlo, um ofício com demandas e sugestões da Instituição envolvendo o Hospital Municipal e as atividades acadêmicas realizadas no local. No documento, além de solicitar prioridade aos estudantes da Universidade na alocação da estrutura utilizada no hospital, o diretor Peterson Andrade manifestou interesse no fortalecimento de parcerias e convidou a equipe gestora da prefeitura para reuniões de trabalho na integração ensino-serviço.

“Destacamos que a UFJF-GV tem prioridade na distribuição dos espaços para as atividades acadêmicas no Hospital Municipal e solicitamos providências para o credenciamento deste hospital como Hospital de Ensino”, explicou Peterson. Atualmente, os estudantes da UFJF-GV dividem as instalações do hospital com outras sete instituições de ensino, e, de acordo com os termos do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes), a prioridade deve ser dada às Instituições públicas de ensino.

Ele ainda convidou representantes da Secretaria de Saúde para uma reunião no dia 11 de julho, para tratar da integração ensino-serviço no Hospital Municipal e para a organização de um evento sobre Hospital de Ensino, em setembro. “Manifestamos, também, a intenção de fortalecer o Coapes, e a importância da atuação conjunta com o município para uma formação de qualidade para os estudantes da UFJF-GV”, explicou.

Também participaram da reunião o chefe do Departamento de Medicina da UFJF-GV, Héder Ribeiro; o secretário de Saúde, Ruy Moreira; o empreendedor público do Núcleo de Gestão Estratégica, Rômulo Gusmão; e os estudantes Roni Duque e Igor Oliveira, representando o Diretório Acadêmico dos graduandos em Medicina da Universidade.

Igor destacou a preocupação dos estudantes em conquistar melhores condições de trabalho e aprendizado no Hospital Municipal. “O espaço não está sendo dividido de forma correta, estamos buscando soluções para garantir o melhor uso do hospital e a aprendizagem dos estudantes”.

Peterson completou enfatizando a importância da integração entre as instituições e uma maior cooperação entre profissionais e estudantes. “A relação entre o município e a universidade deve ser uma via de mão dupla, pois contribuímos para a assistência à saúde e, ao mesmo tempo, os serviços de saúde atuam na formação dos estudantes da Universidade”.