31206003320_25da33a73e_o

Mais de 10 mil estudantes passaram pela Universidade Federal de Juiz de Fora neste domingo (Foto:Twin Alvarenga/UFJF)

Mais de 10 mil estudantes passaram pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) neste domingo, 11, primeiro dia do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism). Com um movimento intenso de veículos transitando em direção ao campus, a recomendação da comissão organizadora do Pism é que os estudantes utilizem o transporte público para chegar aos locais de prova. Para melhor informar os candidatos e familiares, a Diretoria de Imagem Institucional e a Central de Atendimento da UFJF formaram uma equipe itinerante. Funcionários e bolsistas foram distribuídos nos ônibus e locais de prova do campus universitário e nas Faculdades de Medicina e Fisioterapia, que ficam no Hospital Universitário (HU).

31540230076_185049e956_o

Alunos realizaram provas objetivas e discursivas neste domingo (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

As candidatas do primeiro módulo do Pism, Ana Luiza Fernandes e Ana Luiza Braga, afirmaram que saíram cedo e vieram de ônibus para a Universidade, acompanhadas pelos bolsistas da Imagem Institucional, trabalho que consideraram como prestativo e interessante. “Como é a primeira vez que nós viemos aqui, ficou mais fácil de identificar”, afirmaram. Ambas informaram que não enfrentaram um trânsito pesado. Sobre o decorrer das provas no primeiro dia, as amigas declararam que consideraram matemática a matéria mais difícil e que as duas, embora ainda não saibam por quais cursos irão optar, já possuem uma maior afinidade com a área de ciências humanas.

Matemática foi uma unanimidade entre os candidatos quando o assunto é a prova que mais encontraram dificuldade. É o caso dos quatro amigos inscritos no módulo II do Pism, Carol Carnivali, Paola Brandel, Anelisy Coelho e Arthur Rizzo, que também citaram matemática, junto com química, como as matérias mais complicadas. Sobre a chegada para o exame e o reconhecimento do campus, todos declararam ter visitado o local com antecedência para saber onde estão localizadas as salas nas quais realizaram as provas. “Peguei um pouco de trânsito, mas, como saí cedo de casa, consegui chegar a tempo”, informou Carol Carnivali. Também candidata ao Pism II, Mayara Carolina quer cursar Psicologia. Ela fará provas na Faculdade de Educação, sendo a primeira vez na UFJF. “Gostei de ver os colaboradores ajudando os candidatos a localizarem os locais de prova. Está sendo muito válido e tira nosso nervosismo”.

31208139330_8470954788_o

Moradores de Visconde do Rio Branco vieram para a realização da prova do Pism (Foto: Gessica Leine/UFJF)

O morador da cidade de Visconde de Rio Branco, Maurício Rezende, trouxe a filha, Camila Rezende, acompanhada do namorado Matheus Carmanini e do amigo Wanderley Cardoso. Todos saíram de carro da cidade vizinha a Juiz de Fora por volta das 8h. Os estudantes relataram que, embora tenham chegado cedo, preferiram caminhar até seus locais de prova para evitar o trânsito intenso no anel viário da UFJF. Cardoso, que realizou o primeiro dia de exames do Pism III, optou pelo curso de Engenharia de Produção e afirmou que escolheu a UFJF por considerar o vestibular seriado uma opção de ingresso mais tranquila e interessante. Já Maurício Rezende, pai de Camila, elogiou o campus e ressaltou que a Universidade é recomendada na escola da filha. “É uma instituição que temos como referência.”

Saiba como ficam o trânsito e o transporte coletivo nos dias do PISM