tiraduvidaspainel (1)

Falta pouco para o início das provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism). Serão mais de 26 mil candidatos em cinco cidades realizando os exames nos dias 11 e 12 de dezembro. Sabemos que você estudou e se preparou o ano inteiro para se sair bem e ingressar no ensino superior, mas você já sabe o que pode e não pode fazer durante as provas? Fique esperto e esteja atento no que é permitido ou não nos dias do Pism e evite ser eliminado do processo por bobeira!

checklistportalO que pode (e deve!) no Pism

Conhecer o local de prova nos dias anteriores, identificando qual é o tempo de deslocamento. Lembre-se de levar em consideração que nos dias das provas, o trânsito na cidade aumenta – e muito! Para os que vão de carro, não haverá vagas de estacionamento no campus e é importante conferir as mudanças no trânsito nos arredores. Os que vão utilizar o transporte coletivo também devem estar atentos às linhas que passam nas diversas unidades do campus e nos horários especiais para os dias de prova.

Para entrar na sala, o candidato deve estar com o comprovante definitivo de inscrição em mãos junto com o documento de identidade. Atenção ao horário! Os portões fecham às 13h e não será permitida a entrada depois desse horário.

Os inscritos devem levar o seu próprio material, mas somente o essencial. Serão permitidas na mesa, além da carteira de identidade, caneta com corpo transparente azul ou preta, lápis, borracha sem protetor e régua transparente.

Como na última edição, será permitido levar o celular. Mas atenção: antes de ingressar na sala, o candidato deverá guardar o celular e demais aparelhos eletrônicos desligados na embalagem fornecida pelo fiscal. Quem for pego portando o aparelho será eliminado.

As provas serão realizadas das 13h às 17h30. A duração máxima da prova é de 4h30, enquanto o tempo mínimo é de 1h30 e todos os candidatos devem permanecer na sala durante esse período.

O preenchimento do cartão de respostas das provas objetivas e a versão definitiva da  redação devem ser realizados com uso de caneta esferográfica azul ou preta.

Os candidatos podem levar comida, mas é melhor evitar embalagens barulhentas e levar alimentos mais saudáveis, em menor quantidade. Não esqueça de se hidratar: a água pode ajudar na sua concentração. Garrafas médias, sem rótulos e de corpo transparente são permitidas.

OCULOSPORTAL1

O que não pode no Pism

É verão, mas óculos escuros nem pensar! Os olhos e orelhas dos candidatos devem estar à vista: por isso, não serão permitidos também bonés e gorros, e estudantes com cabelos compridos deverão prendê-los.

É vedada a utilização de outros materiais que não foram citados, como lapiseira, livros, manuais, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos, como calculadoras, tablets, pendrives, etc. Não pode entrar com celular ligado e fora da embalagem oferecida pelo fiscal!

Os cadernos de prova e os cartões de resposta não poderão ser levados, no entanto, as respostas das questões objetivas poderão ser anotadas, para conferência posterior, no espaço indicado na capa, a ser destacado pelo fiscal de sala.

Tudo preparado? Então boa prova!