Com a proposta de discutir o cuidado paliativo que ampara pessoas com doenças crônico-degenerativas desde seu diagnóstico até o momento da morte, o grupo que integra o futuro Núcleo de Cuidado Paliativo (NCP) do Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizará na sexta-feira, dia 9,  o seminário Terminalidade da vida: o processo de morrer. A discussão será um treinamento destinado a acadêmicos e a profissionais da área da saúde e acontecerá no Auditório Gilsonl Salomão, na unidade Santa Catarina do HU, das 8h às 12h30.

Médico responsável pela Medicina Paliativa do HU e um dos organizadores do evento, Bruno Fernando da Silva Reis observa as atuais preocupações e problemáticas em relação à morte e ao processo de morrer como questões em processo de evolução. Ele aponta que avanços tecnológicos proporcionaram a possibilidade de a busca pelo “permanecer vivo” ser alcançada da melhor forma possível. Contudo, observa que é preciso atentar para o “como morrer” através do cuidado paliativo que, com ações que acompanham toda a trajetória da doença, busca a qualidade de vida tanto do paciente, quanto de seus entes queridos.

“Não temos como fugir de falar sobre nosso morrer e nossa morte. A morte é o evento; o morrer, o processo que antecede a morte e que deve ser bem monitorado para que o sofrimento presente seja amenizado ao máximo.”

Reis pontua que o encontro procura desfazer o silêncio em torno do tema, que é visto como tabu na sociedade, e oferecer um aporte de conhecimentos aos participantes para que eles estejam preparados e possam lidar da melhor maneira possível com as situações. “As escolas da área de saúde em geral não tratam do morrer e da morte, área da Tanatologia, e nem de Cuidados Paliativos. Os profissionais formados saem com uma defasagem e, quando diante de pacientes terminais, enfrentam problemas pessoais, emocionais, e éticos.”

As inscrições estão encerradas, mas é possível participar comparecendo ao local do evento e tentar vaga como ouvinte.

O HU-unidade Santa Catarina fica localizado na Rua Catulo Breviglieri s/nº, Bairro Santa Catarina.

Outras informações: (32) 4009-5100 (Hospital Universitário da UFJF)