Com a proximidade das provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), os participantes precisam estar atentos aos detalhes de logística e procedimentos para a realização do exame. A edição de 2017 ocorre nos dias 11 e 12 de dezembro, domingo e segunda-feira e terá aplicação em cinco cidades. Os portões dos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h, quando começam os exames.

O pró-reitor adjunto de Graduação (Prograd), Cassiano Caon Amorim, alerta para o grande volume de candidatos que farão provas no Campus Universitário, graças ao número recorde de inscritos. Para garantir a mobilidade, UFJF, Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (PM) firmaram parceria. “A Settra prepara um plano de mobilidade, com aumento da frota e ampliação de horários de ônibus, para que a chegada ao Campus seja facilitada. Além dessas medidas, estão sendo somados esforços para sinalizar a chegada”, informa Amorim.

Além do trânsito gerado pelo acesso ao Campus, outros locais de prova na Zona Sul de Juiz de Fora, como o Colégio dos Jesuítas, na avenida Presidente Itamar Franco, e a Escola Estadual Nyrce Villa Verde, no bairro São Pedro, podem deixar as chegadas aos dois pórticos congestionadas. O mesmo pode acontecer no bairro Fábrica, já que tanto o campus juiz-forano do Instituto Federal do Sudeste Mineiro quanto a Escola Estadual Professor Quesnel estão na Rua Bernardo Mascarenhas. “A orientação geral para todos os alunos é chegar com antecedência e privilegiar o transporte coletivo”, afirma Amorim. É possível conferir as linhas que transitam pelo campus no portal do Estudante da UFJF.

O público que comumente transita pela Universidade nos finais de semana para a prática de esportes ou para acessar a Cidade Alta está sendo orientado a evitar o campus, uma vez que o trânsito poderá estar mais congestionado que o usual. Além disso, não serão disponibilizadas vagas de estacionamento dentro do campus. Vale lembrar que, na segunda-feira, a cidade irá funcionar normalmente, e a probabilidade de o trânsito ser mais intenso é maior.

Onde fazer as provas

O comprovante definitivo de inscrição pode ser retirado no neste endereço. É necessário apresentá-lo nos dois dias das provas. Nele estão contidas informações como o local de prova, que pode ser visitado pelo inscrito com antecedência para evitar confusões nos dias dos exames.

Como suporte para os candidatos, bolsistas da Diretoria de Imagem Institucional da UFJF ficarão de plantão nos dois dias de exame. Eles estarão disponíveis para fornecer informações nas vias da Universidade e em ônibus municipais que circulam pelo campus, para orientar os estudantes sobre os locais de prova.

A Central de Atendimento da UFJF, localizada no prédio da reitoria, fará plantão para auxiliar os candidatos nos dias 10, 11 e 12, das 8h às 18h. No dia 10, o candidato terá a oportunidade de imprimir o comprovante definitivo de inscrição. Nos dias de prova, o atendimento irá abranger desde questões simples, com o plantão tira-dúvidas sobre o edital, até encaminhamentos para a Comissão Permanente de Seleção (Copese) em situações excepcionais. Além das datas do Pism, a Central de Atendimento está funcionando em regime de plantão toda terça e quinta-feira, das 10h às 16h.

Orientações para os fiscais

Os fiscais que atuarão nas salas de aula e nos corredores das unidades deverão chegar aos locais de prova às 10h. Será enviada por email uma lista de orientações sobre as atribuições de cada um. É importante que os colaboradores também procurem saber, com antecedência, quais são os locais onde trabalharão. Um vídeo, com uma mensagem do pró-reitor adjunto de Graduação, Cassiano Caon Amorim, aos fiscais está disponível no Youtube.

Sobre o Pism

A edição de 2017 teve número recorde de inscrições. Os 26.022 candidatos realizarão as provas em Juiz de Fora, Governador Valadares, Muriaé, Volta Redonda e Conselheiro Lafaiete. Os candidatos disputarão as 1.439 vagas oferecidas nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares.