Germano Araújo nasceu em Vitória da Conquista, BA, no dia 22 de agosto de 1875, época em que já vigorava Lei do Ventre Livre. Filho de pai #africano e mãe #índia, passou sua #infância trabalhando na #agricultura. Mais tarde tornou-se #vaqueiro profissional. Casou-se 13 vezes e teve 68 filhos. Fumante inveterado, viveu seus últimos anos na Vila Missionária, em São Paulo. Morreu em 1999.

Evento abordará registros de histórias pessoais, como a do vaqueiro centenário Germano Araújo (1875-1999), que se casou 13 vezes e teve 68 filhos (Foto: Museu da Pessoa)

Com o tema “Narrativas e memória: olhares na contemporaneidade” o grupo de pesquisa Comunicação, Cidade e Memória (Comcime) do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFJF organiza o 3º Seminário Comcime nos próximos dias 28 e 29.

O Seminário tem como objetivo principal discutir as narrativas construídas a partir da mobilização dos sentidos da memória na contemporaneidade, tendo como premissa as mediações culturais no mundo globalizado e a midiatização da esfera pública. A programação conta com as palestras da fundadora do Museu da Pessoa e mestre em Linguística Karen Worcman, no dia 28, às 14h; e da doutora e professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Letícia Matheus, no dia 29, também às 14h.

A professora Christina Musse, líder do grupo de pesquisa, afirma que o seminário traz duas palestrantes que abordarão temáticas relevantes atualmente para discussões do grupo de pesquisa e para Comunicação. “No caso da Karen Worcman, é a discussão sobre as narrativas do eu. Ela trabalha com depoimentos de pessoas que podem ser desde o presidente da República até uma pessoa totalmente anônima. A Letícia Matheus vem mostrar como a imprensa do subúrbio do Rio de Janeiro – que é muito pouco conhecida, muito pouco falada – foi criando essa noção de subúrbio, que passou a ser incorporada pelos próprios moradores e na maneira como as pessoas veem aquele espaço”

As atividades do seminário acontecem no Anfiteatro da Faculdade de Comunicação Social, no campus da UFJF. As inscrições ocorrem até o dia 28, por meio de formulário on-line. O evento é gratuito, com direito a certificado.

28/11, 14h
“A memória nas narrativas em primeira pessoa”, com Ms. Karen Worcman (Museu da Pessoa/São Paulo)

Historiadora com pós-graduação em Linguística, Karen Worcman criou o Museu da Pessoa, instituição pioneira que se dedica, há 24 anos, a transformar histórias de vida em informação para promover conhecimento na sociedade. O projeto é conhecido nacional e internacionalmente por reunir histórias de vida em um acervo virtual e colaborativo, que conta atualmente com mais de 17 mil depoimentos anônimos, 60 mil fotos e documentos e 25 mil horas de gravação em vídeo

29/11, 14h
“Jornais suburbanos e imaginação histórica”, com a profª Drª Letícia Matheus (Uerj)

Professora adjunta da Faculdade de Comunicação Social e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Uerj, onde desenvolve o projeto Imaginação Histórica e Jornalismo nos Subúrbios. Na palestra, a professora apresenta a experiência de nove periódicos produzidos nos subúrbios do Rio de Janeiro e que circularam entre os anos 1900 e 1920, mostrando a contribuição desses jornais no exercício de uma imaginação histórica sobre a cidade e na definição de um conceito carioca de subúrbio, atualizado permanentemente por processos de memória.