Foram aprovados nesta sexta-feira, 21, dois novos cursos de mestrado a serem oferecidos pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) a partir do início de 2017. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), classificou os cursos de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Programa de Pós-Graduação em Filosofia, ambos com conceito três. Agora, a Universidade passa a contar com 41 programas de pós-graduação com cursos de mestrado, e 17 com doutorado.

Para a pró-reitora de Pós-Graduação, Mônica Ribeiro, a aprovação da Capes traz desenvolvimento para a UFJF na medida em que esses cursos exigem produção de pesquisa pelo corpo docente. “A UFJF só tem a ganhar com essas novas conquistas, porque através desta expansão dos programas de pós-graduação, cresce a produção científica e temos a valorização dos professores-doutores que a Universidade possui.”

Outro fator é que, com esses dois novos cursos, a UFJF amplia ainda mais a difusão do conhecimento, com a criação de programas em diferentes áreas do conhecimento. O curso de mestrado da Engenharia Civil será coordenado pelo professor Alexandre Cury. Já o de Filosofia, pelo professor Paulo Afonso.

Vagas

O mestrado em Engenharia Civil será oferecido com 12 vagas, na área de Estrutura e Materiais, abordando duas linhas de pesquisa: Mecânica das Estruturas e Materiais e Componentes da Construção Civil. Segundo o coordenador, “a aceitação desse mestrado veio em um momento oportuno, tanto para o desenvolvimento acadêmico como também para a cidade e região.”

Trazendo o estudo do conhecimento da filosofia das Ciências Humanas e questões relativas à subjetividade do ser, o mestrado em Filosofia irá atuar em duas linhas de pesquisa: Epistemologia e Metafísica, com 20 vagas. “Tendo uma grande demanda, por conta dos diversos cursos de graduação da região, o mestrado se torna uma grande conquista para os estudantes. Além disso, era o único que não possuía um programa de pós-graduação no Instituto de Ciências Humanas (ICH)”, afirma Paulo Afonso.

Atualizada em 24/10 às 14h16