(Foto: Luiz Carlos Lima)

Evento teve a participação dos professores da Faculdade de Economia, Wilson Rotatori Corrêa e Eduardo Sá Barreto (Foto: Luiz Carlos Lima)

O debate sobre a “Conjuntura Nacional”, organizado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), expôs as principais questões relativas ao atual cenário brasileiro, sobretudo com relação à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241, que vem gerando intensas discussões. O evento ocorreu na noite desta quarta-feira, 19, no Anfiteatro de Estudos Sociais da UFJF, e contou com os professores da Faculdade de Economia da UFJF, Wilson Luiz Rotatori Corrêa e Eduardo Sá Barreto.

Contrapontos
No primeiro momento, cada professor contou com um tempo de 15 minutos para fazer um panorama geral sobre a conjuntura brasileira, com destaque à PEC. Coube a Eduardo Sá apresentar os argumentos contrários à proposta que visa impor um limite constitucional aos gastos do governo brasileiro em um prazo de 20 anos, e a Wilson Luiz destacar a importância da medida diante do cenário econômico do Brasil, que vem registrando balanços negativos primários desde 2014.

Em seguida, houve a abertura para perguntas dos presentes, que eram direcionados aos dois professores que deveriam respondê-las dentro de três minutos. Na ocasião, temas como a dívida pública brasileira e o alto comprometimento do orçamento do Estado para o pagamento dos juros destas foram destaque, assim como a influência da PEC 241 nas áreas de saúde e educação. Para Artur Avellar, presidente do DCE da UFJF e organizador do evento, esta foi a fase mais relevante do debate: “Acho que o assunto está latente, e as perguntas que foram feitas aqui eram o principal do evento, já que, mais do que passar uma ideia sobre o assunto, é importante ter essa conversa com a comunidade acadêmica sobre o que está sendo tratado no país.”

Por fim, cada professor fez uma fala final de cinco minutos contextualizando a conjuntura brasileira e como esta pode influenciar a UFJF e a vida dos estudantes. Na avaliação de Avellar, o evento foi positivo, sobretudo pelo envolvimento dos alunos, que lotaram o auditório: “Desde que lançamos o evento percebemos grande adesão dos alunos. Avalio positivamente o resultado.”

Iniciativa do DCE
Segundo o presidente do DCE, o diretório pretende realizar outros debates semelhantes mensalmente, discutindo temas de relevância que estejam repercutindo. O debate foi idealizado pelo diretório, que entrou em contato com o Diretório Acadêmico da Faculdade de Economia que auxiliou na organização do evento. Segundo Avellar, este tipo de ação é fundamental para o diretório: “A gente como DCE não pode pensar só no que acontece na Universidade. No momento que o país passa, com esta série de mudanças institucionais propostas pelo governo, que afetam a todos, não só como estudantes, mas também como cidadãos e cidadãs do país, cabe às instituições representativas fomentar este tipo de discussão”.