Inscrições de chapas acontecem nesta terça e quarta; campanha começa na segunda, dia 9 (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Interessados em se candidatar ao reitorado para o período 2020-2023 da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) têm esta terça, 3, e quarta, 4, para inscrição de suas chapas. De acordo com a Comissão Organizadora da Consulta Pública (COCP), as inscrições devem ser feitas, presencialmente, na sede administrativa da Associação dos Professores de Ensino Superior de Juiz de Fora (Apes/JF), das 16h às 18h.

A consulta pública para definição do novo reitorado, em primeiro turno, está marcada para os dias 8 e 9 de outubro. O calendário foi definido pela COCP, formada por representantes da Apes, do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino no Município de Juiz de Fora (Sintufejuf) e do Diretório Central dos Estudantes (DCE). A campanha tem início na próxima segunda-feira, 9 de setembro.

Estão previstos dois debates presenciais, em Juiz de Fora e em Governador Valadares, nos dias 13 e 17 de setembro, respectivamente, além de um debate online, no dia 26. A apuração e a divulgação do resultado acontecem nos dias 9 e 10 de outubro.

Caso haja mais de duas chapas inscritas e nenhuma delas atinja, em primeiro turno, mais de 50% do total de votos e mais de 30% dos votos de cada segmento (professores, técnico-administrativos e estudantes), é feita uma nova consulta, em segundo turno. Neste caso, a campanha se reinicia no dia 14 de outubro, com previsão de um debate online no dia 17.

A consulta, em caso de segundo turno, está prevista para os dias 22 e 23 do mesmo mês, com apuração do resultado final nos dias 23 e 24 de outubro.

Após a definição do resultado da consulta pública, o Conselho Superior (Consu) da UFJF se reúne para aprovar a lista tríplice a ser encaminhada ao Ministério da Educação (MEC), que escolhe o(a) novo(a) reitor(a).

Regimento para a Consulta Pública para reitor e vice-reitor da UFJF.

Comissão Organizadora da Consulta Pública