Cerca de 90 estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) participaram do 57º Congresso da União Nacional dos Estudantes (Conune). O evento elegeu a nova diretoria da União Nacional dos Estudantes (UNE), aprovou resoluções, ampliou a campanha pela educação e anunciou o ato ”Tsunami da Educação” para o dia 13 de Agosto. O congresso foi realizado em Brasília, entre os dias 10 e 14 de julho.

Conune aprovou resoluções, elegeu nova diretoria e anunciou o ato “Tsunami da Educação” para 13 de agosto (Foto: Larissa Noé/Comunicação DCE-UFJF)

O Conune contou com a participação de 8.013 estudantes de diversas regiões. Foram aprovadas três resoluções relacionadas a atual conjuntura do país, movimento estudantil e educação. Além disso, houve 16 moções sobre assuntos como o fim das disciplinas online obrigatórias; o repúdio ao acordo firmado entre o Mercosul e a União Europeia; e o fim dos ataques do governo à saúde pública brasileira.

“A avaliação que o Diretório Central dos Estudantes (DCE) faz sobre a participação estudantil da UFJF é muito positiva”, comenta o diretor de Comunicação do DCE, Gabriel Reis Amaral. O estudante aponta que os alunos estiveram presentes na construção dos espaços e deliberações, fortalecendo a atuação além dos muros da Universidade. “Saímos do nosso território de ação para discutir a defesa da educação em nível nacional. Conseguimos mobilizar cerca de dois mil estudantes da Instituição no processo de tiragem de delegados e garantimos, enquanto DCE, a participação dos 90 estudantes para defenderem seus programas em Brasília.”

Segundo o coordenador de finanças do DCE, Rafael Donizete, as teses aprovadas no penúltimo dia do congresso são as principais questões a serem aplicadas na UFJF, principalmente, por avaliarem os desafios do movimento estudantil na atual conjuntura. “Nossa gestão no DCE tem um compromisso muito sério com o diálogo e o envolvimento de todos estudantes que estão em movimento na Universidade, seja nos centros ou diretórios acadêmicos (CA´s/DA´s), nas atléticas ou nas empresas juniores. É um dever nosso aproximar e envolver esses estudantes do cotidiano do movimento estudantil.”

“O principal ponto do Congresso da UNE foi quando percebemos que todas as tarefas cumpridas pelo DCE da UFJF não são em vão e não são isoladas. É muito gratificante perceber como o nosso compromisso com o movimento estudantil tem dado resultado e que não estamos sozinhos. São centenas de DCE’s envolvidos, milhares de estudantes, que a partir das próprias universidades, resistem e têm esperança por dias melhores”, avalia a coordenadora geral, Luiza Travassos.