mutirão_agroecologia_UFJF_08102016_foto_Clara  (3)

Mutirão de agroecologia com alunos, professores e comunidade externa plantou árvores em área verde no anel viário do campus (Foto: Clara Downey/UFJF)

Com o objetivo de fortalecer a agroecologia e consolidar o sistema agroflorestal, com o apoio da comunidade local, o Grupo Ewé – Núcleo de Agroecologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) fez mutirão sobre o tema na manhã deste sábado, 8.

Comunidade externa, professores e alunos de diversos cursos da instituição participaram do evento, no Espaço Bambuzal, localizado na área verde do anel viário, próximo ao ponto de ônibus da Faculdade de Educação Física e Desportos.

No mutirão, os participantes trocaram experiências, debateram assuntos referentes à importância do cultivo da agroecologia, limparam a área e plantaram 25 ervas medicinais e 12 espécies frutíferas nativas da Mata Atlântica, como jabuticaba, jenipapo e pitanga.

Por meio da agroecologia e do sistema agroflorestal, seus apoiadores objetivam pautar uma sociedade mais justa, eficiente e ambientalmente sustentável. A prática critica métodos agressivos de produção de alimentos e de uso do solo, como o emprego de agrotóxicos, e propõe alternativas.

mutirão_agroecologia_UFJF_08102016_foto_Clara  (2)

Área no anel viário está tendo novo manejo (Foto: Clara Downey/UFJF)

Um dos tópicos debatidos no encontro foi a produção agrícola no meio familiar. A participante do mutirão e dona de casa Catarina Cina, 59 anos, aprendeu com os pais, desde a infância, a importância de cultivar alimentos saudáveis no próprio quintal. “Atualmente temos mais facilidade de conseguir qualquer tipo de produto, mas sempre com muito agrotóxico e fertilizante. Por isso prefiro ter, em minha casa, alimentos que eu posso tirar do meu próprio quintal.”

Segundo um dos organizadores do mutirão e professor do Departamento de Botânica da UFJF, Gustavo Soldati, o evento é uma forma de pensar em alternativas que possam facilitar a alimentação por meio da agroecologia.“Este é um primeiro passo na Universidade, pautando alternativas viáveis e a construção de um espaço em que seja trabalhada a sociedade como um todo, por meio da produção do conhecimento científico, da extensão universitária, das relações sociais e históricas. O eixo principal é a produção de alimentos saudáveis.”

Horta
Além de mutirão, o Núcleo de Agroecologia prevê duas práticas de extensão, que serão desenvolvidas de forma contínua: o cultivo de horta agroecológica orgânica (sem uso de agrotóxicos), próxima ao Jardim Sensorial, na área central do campus, e a consolidação de um sistema agroflorestal no Bambuzal. O sistema inclui o planejamento de produção consciente que respeite e conserve a biodiversidade por meio do aproveitamento da dinâmica florestal existente na área.

A iniciativa faz parte do Programa Boa Vizinhança, da Pró-reitoria de Extensão da UFJF, que inclui a comunidade nas pautas universitárias, sobretudo na construção de conhecimento a partir do diálogo.

mutirão_agroecologia_UFJF_08102016_foto_Clara  (1)

Grupo plantou mudas de jabuticaba, pitanga e outras espécies (Foto: Clara Downey/UFJF)

Frutos do Boa Vizinhança
O Espaço Bambuzal, onde funcionava o Laboratório de Ecologia Aquática, estava desde o ano passado sem utilização prática, servindo como sistema agroflorestal na Universidade.

Em 2015, o espaço foi cedido para desenvolvimento de projeto voluntário que antes era realizado no Instituto Profissional Dom Orione, com adolescentes do bairro Dom Bosco. Ao abrir mais espaços da UFJF para comunidade do seu entorno, através do Programa Boa Vizinhança,  os adolescentes puderam dar continuidade ao aprendizado do manejo de plantas.

Essa atuação originou diversos frutos, como a história do estudante Mateus Fernandes, que aprendeu a cultivar e entendeu melhor sobre agroecologia. Atualmente é um multiplicador de conhecimento. “Hoje posso colocar em prática tudo o que aprendi. Na escola, por exemplo, tenho a oportunidade de ser monitor da horta, por conta do que aprendi aqui”, disse.

Veja mais fotos do mutirão.

Outras informações:
(32) 2102-3207 (Departamento de Botânica – UFJF)
(32) 2102-3971 (Pró-Reitoria de Extensão – UFJF)