filme Além da sala de aula 2 Foto Divulgação

A atriz Emily VanCamp interpreta a protagonista Stacey Bess, no filme realizado em 2011, pelo diretor americano Jeff Bleckne (Foto: Divulgação)

“Além da sala de aula” é o próximo filme a ser exibido no projeto Cinemática-Cinema e Debate, na segunda-feira, dia 10. Esta quinta sessão do projeto terá início às 17h, no auditório do Departamento de Matemática, no Instituto de Ciências Exatas (ICE). O Cinemática é organizado pelas coordenações diurna e noturna do curso de Matemática e pelo  Grupo Pesquisa de Ponta da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Não é necessária inscrição prévia e o evento é aberto a todos, pertencentes à comunidade acadêmica ou não.

O projeto visa atender novas demandas das Políticas Públicas da Educação Brasileira, que tratam de maior inclusão, métodos de ensino e aprendizagem da matemática, além de propor a integração entre a ciência matemática e a arte, aproximando as duas áreas e facilitando a aprendizagem de um modo geral.

“A Ciências Exatas é uma área em que os alunos, ao longo do curso, tornam-se muito silenciosos, apenas estudando e fazendo provas. O Cinemática é um projeto que busca promover o que denominamos de “dessilenciamento”, ou seja, por meio de filmes convidar os estudantes e professores a exercitar olhares e argumentos a partir de sessões fílmicas”, destaca o professor e vice-coordenador do curso de Matemática noturno, Marco Aurélio Kistermann.

Seguindo o modelo das sessões, ocorrerá a apresentação do longa e suas características, com debate e sorteio de filmes ao final da exibição.

Sobre o projeto

O projeto Cinemática-Cinema e Debate começou  no primeiro semestre de 2016, após uma defesa de mestrado que tratou do tema Cinema e Matemática na formação inicial de professores. Até agora, foram exibidos quatro filmes que problematizaram  assuntos que envolvam ética, formação  os de professores, entre outros temas importantes.

O filme

“Além da sala de aula” foi produzido em 2011, pelo diretor americano Jeff Bleckne. A história, baseada em fatos reais, narra a vida  de uma professora recém- formada de 24 anos que resolve sair da zona de conforto e dar aulas em uma escola improvisada, para alunos excluídos e ignorados pelo sistema social vigente.

A atriz Emily VanCamp interpreta a protagonista Stacey Bess que sempre desejou tornar-se professora. No entanto, aos 16 anos, acaba engravidando e adia o tão esperado sonho. Mais tarde,  recém-formada,  com esposo e dois filhos, parte em busca de realizar seu sonho. Mas, ao contrário de tudo o que havia pensado, começa a  dar aulas em uma escola improvisada, para alunos excluídos e ignorados pelo sistema social vigente. Contudo, determinada a fazer algo genuinamente importante para ela e pelos outros, planeja medidas inovadoras, que mudarão para sempre sua percepção sobre o mundo e de todas as pessoas que dependem dela.

Outras informações: (32) 2102-3308/3315 (Departamento de Matemática-UFJF)