Filme sobre a filósofa e matemática grega Hipátia é a estrela da sétima edição do Cinemática (Foto: Divulgação)

O “Cinemática: Cinema e Debate”, que promove a sétima arte como instrumento de reflexão, acontece nesta segunda-feira, 28, às 17h, no Anfiteatro do Departamento de Matemática, localizado no Instituto de Ciências Exatas (ICE). As sessões acontecem quinzenalmente e exibem materiais com temáticas voltadas para os interessados na área de ciências e matemática. Desta vez, o filme escolhido é o filme “Ágora”, que relata a história de Hipátia (interpretada pela atriz Rachel Weisz), filósofa e professora em Alexandria que viveu no Egito entre os anos 355 e 415, na época da dominação romana.

O evento é iniciativa da coordenações do curso de Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e oferecido gratuitamente, sendo aberto para toda a comunidade acadêmica.

Enredo do filme

Única personagem feminina do filme, Hipátia ensina Filosofia, Matemática e Astronomia na Escola de Alexandria. Resultante de uma cultura iniciada com Alexandre Magno, passando depois pela dominação romana, Alexandria é agitada por ideais religiosos diversos: o Cristianismo, que passou de religião intolerada para religião intolerante, convive com o Judaísmo e a Cultura Greco-Romana.

Mediante os vários enfrentamentos entre cristãos, judeus e a cultura greco-romana, os cristãos se apoderam, aos poucos, da situação. Por ter se recusado a se converter ao cristianismo, Hipátia é acusada de bruxaria e tem um final surpreendente. O filme é do diretor Alejandro Amenábar e foi lançado em 2009, na Espanha.

Mais informações: (32) 2102-3308/ 2102-3315 (Departamento de Matemática)