“Decálogo 1 - Amarás a Deus sobre todas as coisas” do diretor Polonês Krzysztof Kiéslowski  Foto Divulgação

“Decálogo 1 – Amarás a Deus sobre todas as coisas”, do diretor Polonês Krzysztof Kiéslowski,  é o primeiro filme a ser exibido (Foto: Divulgação)

Já imaginou o que pode ter a ver números e cálculos com o cinema? Parece improvável e não é nada usual, mas as coordenações diurna e noturna do curso de Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) convidam os estudantes de licenciatura e bacharelado na área, professores e comunidade acadêmica para conhecerem e participarem do projeto Cinemática-Cinema e Debate, com sessões de cinema voltadas à formação de professores de Matemática.

A primeira sessão acontecerá na próxima quinta-feira, dia 19, às 19h, trazendo o filme “Decálogo 1 – Amarás a Deus sobre todas as coisas” do diretor polonês Krzysztof Kiéslowski, no Anfiteatro do Departamento de Matemática da UFJF, localizado no prédio do Instituto de Ciências Exatas (ICE).

A ideia é promover encontros quinzenais em que seja promovida uma apresentação sobre o que é o filme, seguida da exibição e de debate em torno da cultura escolar e científica. Serão dez filmes apresentados neste primeiro momento, e as sessões contam com vagas limitadas. Não há necessidade de inscrição prévia.

jogo-da-imitacao-sindrome-asperger

“O jogo da imitação”, estrelado por Benedict Cumberbatch e dirigido por Morten Tyldum, está entre os longas a serem exibidos (Foto: Divulgação)

Por se tratar de uma ciência exata e repleta de teorias, a Matemática ainda é o fantasma de muita gente desde a escola até a vida adulta. O projeto visa atender novas demandas das Políticas Públicas da Educação Brasileira, que tratam de maior inclusão, métodos de ensino e aprendizagem da matemática, além de propor a integração entre a ciência matemática e a arte, aproximando as duas áreas e facilitando a aprendizagem de um modo geral.

“Estamos unindo o útil ao agradável ao realizar as sessões. Com isso, nosso foco é falar também sobre dificuldade de aprendizagem dos alunos, metodologias novas e exercitar a argumentação dos graduandos, além do raciocínio crítico sobre cinema.” destaca o professor e vice-coordenador do curso de Matemática noturno, Marco Aurélio Kistermann. O grupo de pesquisa do qual o docente faz parte é alinhado com pesquisa na área do cinema e formação de professores. Além destes aspectos, a proposta ainda passa pelo auxílio em problematizações de assuntos que envolvam ética, formação de professores, entre outros temas importantes.

Sobre o filme

“O Decálogo” foi produzido para ser uma minissérie exibida pela TV polonesa em 1989. São dez filmes, que representam os dez mandamentos, abrangendo diversos significados. Os mandamentos são inseridos em uma história ficcional em Varsóvia. A trama se estabelece em conflitos morais e familiares: um professor universitário que acredita somente nas leis da ciência e na razão vê seu filho de 10 anos dividido entre a crença científica, passada por ele, e a fé religiosa transmitida por uma tia. A partir daí surge o conflito.

Próximas sessões

Além do dia 19 de maio, há sessões do projeto previstas para  os dias 2, 16 e 30 de junho. Em julho, a sessão deve ocorrer no dia 14. Estão previstos para serem exibidos “O jogo da imitação” e “Clube do Imperador”,  que são centrados em professores ou cientistas e retratam dilemas que os personagens principais enfrentam em seu contexto.

Outras informações: (32) 2102-3308/ 3315 (Departamento de Matemática-UFJF)