filme Uma lição de vida - 1 Foto Divulgação

O enredo mostra um homem de 84 anos que se matricula em uma escola primária, provocando a ira de pais ignorantes e a ganância de burocratas. Ele, no entanto, conta com o apoio da professora Jane Obinchu, em um cenário ainda marcado pela rivalidade entre etnias (Foto: Divulgação)

Temas relacionados ao cotidiano de alunos e professores no ambiente escolar e científico voltam a ser debatidos na segunda sessão de cinema do projeto Cinemática – Cinema e Debate, promovido pelas coordenações diurna e noturna do curso de Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

A próxima sessão será no dia 2, às 19h, na sala 113, do prédio do Reuni, localizado no Instituto de Ciências Exatas (ICE), com a exibição do filme “Uma lição de vida”, do diretor inglês Justin Chadwick. Não é necessária inscrição prévia e o evento é aberto para todos interessados, pertencentes à comunidade acadêmica ou não. A intenção dos organizadores é preservar o caráter quinzenal e atrair o público com sorteio de filme, documentários e séries nos finais das exibições.

Seguindo o modelo da primeira sessão, ocorrerá a apresentação do filme, com debate sobre a cultura escolar e científica, suas relações com o cinema e a vivência de professores e alunos. A continuidade do projeto é baseada numa proposta de desenvolvimento de novos métodos de ensino e problematização de temas como ética e formação de professores.

“Tratamos de vários assuntos de suma importância nesta temática, como a volta aos estudos, inclusão, importância da escola e dos professores na vida dos alunos, abrindo espaço para a discussão de nossa educação” ressalta o professor e vice-coordenador do curso de Matemática noturno, Marco Aurélio Kistermann.

O filme

Um ex-combatente de um grupo de revolucionários que lutou contra os ingleses pela independência do Quênia (Kimani Maruge), aos 84 anos, recebe uma carta da Presidência de seu país e, aproveitando a promessa do presidente, “educação para todos”, propagandeada em seu mandato, decide se matricular em uma escola primária com o objetivo de decifrá-la. A história vira notícia e desperta a inveja da comunidade local, a ira de pais ignorantes e a ganância de burocratas. Com um passado sofrido, ele, no entanto, tem o apoio da professora Jane Obinchu, em um cenário ainda marcado pela rivalidade entre etnias. Trazendo uma clara mensagem sobre a importância da educação para entender e mudar a história de uma nação. O filme pode ser acessado neste link.

Outras informações: (32) 2102-3308/ 3315 (Departamento de Matemática-UFJF)