Al Pacino dirige e estrela o filme “Ricardo III - Um Ensaio” (Foto: Divulgação)

Al Pacino dirige e estrela o filme “Ricardo III – Um Ensaio” (Foto: Divulgação)

Os filmes “Goya”, do diretor Carlos Saura, e “Ricardo III – Um Ensaio”, de Al Pacino, são as atrações dos próximos dias 4 e 11 de outubro, na Mostra “O Cinema e as Artes”. As sessões são gratuitas e abertas ao público, das 13h30 às 17h, no auditório da Casa de Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A Mostra apresenta uma programação composta por filmes contemporâneos (dos anos 1990 em diante), que têm em sua narrativa ou em aspectos formais uma relação direta com outras expressões artísticas.

Ao final das exibições é feita uma apresentação da coordenadora do projeto, Erika Savernini, professora da Faculdade de Comunicação da UFJF, a fim de criar um debate aberto ao público. De acordo com ela, o projeto tenta despertar o interesse do público por aspectos do cinema e sua relação com outras artes de maneira descontraída e informal. Segundo ela, “os filmes explicitam o papel do cinema na exposição de determinados assuntos. No mundo, as pessoas têm muito contato com o audiovisual, e tentar entender a construção desse discurso é importante para que se compreenda o audiovisual como uma representação da sociedade.”

goya500

Cartaz do filme “Goya”, de Carlos Saura (Foto: Divulgação)

Os filmes

No dia 4 de outubro, o “Cinema e as Artes” irá apresentar o filme “Goya”, de 1999, com direção de Carlos Saura. No longa, o diretor conta os últimos dias de vida de Francisco Goya e traz para a tela do cinema o estilo do pintor.

Na terça seguinte, no dia 11 de outubro, a sessão fica por conta do filme “Ricardo III – Um ensaio”, produzido nos Estados Unidos em 1996 e dirigido por Al Pacino. A obra mistura material documental e encenações para apresentar Ricardo III, uma das mais famosas tragédias de Shakespeare.

A Mostra é realizada pelo Cineclube Lumière e cia, da Faculdade de Comunicação, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em parceria com o Polo de Enriquecimento Cultural para a Terceira Idade.

Para mais informações:

Página do projeto no Facebook