Evento acontece nesta terça, às 19h, na Casa de Cultura, com entrada gratuita (Foto: Rafaela Almeida)

Com o objetivo de comemorar o Dia do Orgulho Autista, acontece nesta terça-feira, 18, a palestra “Abordagem integrativa no tratamento do autismo”, ministrada pelo médico antroposófico Mikhael Marques. O evento, voltado para familiares e profissionais que lidam com pessoas autistas, será realizado, às 19h, no Anfiteatro do Polo de Enriquecimento Cultural para a Terceira Idade, da Casa de Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

De acordo com o organizador, professor Márcio José Martins Alves, da Faculdade de Medicina, a palestra marca o início de um ciclo de eventos que buscam promover a conscientização sobre o autismo e divulgar os benefícios de práticas integrativas e complementares na reabilitação dos transtornos do espectro autista (TEA). As próximas palestras abordam temas como Comunicação Não Violenta (CNV), Práticas Corporais e Fitoterapia. As datas e locais ainda não foram divulgados.

“No autismo em particular já existem estudos mostrando que práticas de saúde da medicina tradicional podem ser efetivas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) incentiva e fortalece a inserção, reconhecimento e regulamentação destas práticas. Então nosso objetivo é debater o assunto e qualificar o grupo para que possam prestar esses serviços à população”, explica o professor.

A entrada é gratuita.

A Casa de Cultura da UFJF está localizada na Av. Barão do Rio Branco, 3396 – Passos, Juiz de Fora.