28794909322_bef0319377_z

Professores e alunos da escola estadual Mercedes Nery observaram, entusiasmados, os treinamentos (foto: Estela Loth/UFJF)

Apesar de muitas delegações já terem partido para competir no Rio de Janeiro, a delegação chinesa treinou esta tarde na UFJF, observada pelos olhos atentos dos alunos da Escola Estadual Mercedes Nery Machado. Foram 120 crianças e adolescentes, dos 6º e 7º anos, que encheram as arquibancadas para assistirem de perto aos atletas.

Uma das professoras responsáveis pelo passeio foi Tatiana Campos, que dá aulas de educação física na escola. Com as Olimpíadas, os professores puderam levar o evento para a sala de aula de diversas formas e chamar a atenção dos alunos, inclusive para o atletismo.

O passeio à Faefid foi uma das grandes oportunidades de muito aprendizado. “A minha ideia era que eles conhecessem um pouco da pista, vivenciassem um pouco do que fizemos em sala de aula. Eles fizeram um trabalho sobre as Olimpíadas e ficaram encantados com a dimensão do que é a pista, porque não temos essa estrutura na escola”, contou a professora, que têm trabalhado com os alunos diversas modalidades, como corrida com barreiras, de 100m, de revezamento, lançamento de dardo e outros, tudo com material alternativo.

“Esse paralelo com as Olimpíadas está sendo muito legal, porque eles vivenciam na escola e estão assistindo na televisão. E a gente vê alunos que têm potencial a ser desenvolvido, então quem sabe nesse meio eles conseguem despertar para alguma coisa que nem conheciam. Quem sabe no futuro, daqui sairão alguns atletas, a gente não sabe”, acrescentou Tatiana.

A diretora, Ana Lúcia Ribeiro, enfatizou a importância do esporte na vida acadêmica e pessoal, sobretudo considerando as novas gerações no mundo das tecnologias.  “Essa geração, por causa da internet e do celular, é ansiosa; então, se a gente não incentivar o esporte na escola, poucos são os espaços e os pais que incentivam”. A saúde, o desenvolvimento da coordenação motora, das relações interpessoais e a capacidade de aprender a lidar com regras foram pontos de relevância citados por ela.

Ana Lúcia ainda avaliou os resultados de poder assistir a treinos de grandes atletas: “Para ser um atleta do nível deles, primeiro tem que ter organização na própria vida, um domínio, dia-a-dia regrado e isso nós temos que passar para os nossos alunos”. A importância do convívio com as diversidades entre países, raças e culturas também foi levada em consideração.

Nas arquibancadas e em torno da pista, os alunos se encantaram e bateram palmas eufóricos com os saltos com vara dos chineses. “A gente achou legal, muita coisa bonita. Aprendemos muita coisa. Inclusive vamos ter que fazer um trabalho sobre isso. É uma oportunidade muito grande a gente ter vindo. Muita gente gostaria de ver, mas não pode”, comentou a aluna Mariana Geralda, 12 anos.

Na hora de irem embora, ainda correram para tirar fotos com os atletas que saiam da pista pelo mesmo caminho. Jie Yao, atleta chinês de salto com vara, que disputará sua primeira Olimpíada no Rio, foi um dos ovacionados pelos alunos que pediram por fotos. “É muito legal. Os brasileiros gostam de pessoas de outros países”, disse o atleta sobre o contato com o público.

28282110294_0ac3f3f534_z

Descontraídos, chineses também arriscaram algumas jogadas de futebol na pista de atletismo (foto: Estela Loth/UFJF)

Nessa quinta-feira, os chineses continuam treinando na Faefid, nos períodos da manhã e da tarde.