28210252073_704d308fa7_z

O canadense Derek Drouin, favorito ao ouro no salto em altura, treinou nesse final de semana na Faefid (foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

 

As provas de atletismo dos Jogos Rio 2016 começam no próximo dia 12 e os competidores na UFJF treinam a todo vapor. As delegações da Estônia e do Canadá, porém, apostam em estratégias diferentes de preparação. Enquanto os canadenses pensam em intensificar o ritmo, os estonianos preferem acentuar o relaxamento.

“Nada mudou, não tem diferença nenhuma, o foco é o mesmo. A intenção é de treinarmos mais forte de agora em diante. Talvez amanhã nós treinemos mais forte” contou Oluwasegun Makinde, velocista do Canadá, que tem encantado o público com sua simpatia.

O técnico da delegação da Estônia, Taivo Mägi, pensa diferente: “Nós estamos fazendo um treino mais leve, treinando algumas técnicas. Não vamos mais treinar forte nestes últimos dias”. O técnico ainda acrescentou que o emocional dos atletas está muito bom, que o clima ensolarado tem ajudado e também as boas condições, inclusive de segurança.

28543078690_54fb86ca5f_z

Os estonianos Grit Šadeiko, do heptatlo, e Rasmus Mägi, dos 400m com barreira, se exercitaram nesse domingo na Faefid (foto: Estela loth/UFJF)

Já os chineses tem intensificado também os treinos em algumas modalidades, como os lançamentos de martelo e dardo, o salto com vara e a marcha atlética.

28207423414_7179d566a9_z

Chinesa aprimorou as técnicas para o lançamento de dardo (foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Até essa terça-feira, 9, um grupo de 57 canadenses já terá embarcado para o Rio de Janeiro. Outros dez partem no dia 13. Já a Estônia ruma para os Jogos nos dias 10 e 13. A delegação da China vai para a sede das competições aos poucos durante a semana. Alguns atletas ainda vão permanecer em Juiz de Fora até o dia 16. Polônia e Qatar partem no dia 10 e a Eslováquia deve manter alguns atletas na UFJF até o dia 17.