28709290035_c09be05b96_z

Atleta do Qatar fez o seu primeiro treino na Faefid na noite desta segunda-feira (foto: Estela Loth/UFJF)

Os Jogos Olímpicos começam no próximo dia 5, mas as provas de atletismo terão início apenas no dia 12. Por isso, na reta final, os atletas classificados que vieram para a UFJF estão treinando diariamente. Durante o dia todo, atletas das delegações chinesa, canadense, polonesa, americana e do Qatar se exercitaram na pista de atletismo da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) e na via São Pedro.

Na parte da manhã, o recordista do decatlo, o norte-americano Ashton Eaton, treinou pela primeira vez na Faefid, junto de sua esposa, a canadense Brianne Theisen-Eaton. Enquanto os canadenses da marcha atlética foram à Via São Pedro (BR-440). Os poloneses fizeram um aquecimento rápido e os chineses prosseguiram com as atividades em modalidades diversas.

 

28594639442_ee7ab73cbf_z

Chineses foram para a BR 440, no Bairro São Pedro, onde treinaram pela manhã (foto: Twin Alvarenga/UFJF)

“Treinar é importante, mas os atletas também precisam relaxar e focar nas provas que se aproximam”, destacou o técnico canadense Peter Eriksson. À tarde, ele acompanhou de perto os trabalhos de alguns favoritos ao podium, como campeão mundial em salto em altura Derek Drouin, as corredoras do revezamento 4x100m feminino Crystal Emmanuel, Marissa Kurtimah e Khamica Bingham e o competidor da mesma prova, no masculino, Bolade Ajomale. O medalha de bronze na marcha atlética, no Mundial de 2015, Ben Thorne, também deu algumas voltas na pista e chamou a atenção do público presente.

28706185775_bcbacdc0ff_z

O canadense Derek Drouin, campeão mundial do salto em altura, correu e trabalhou a parte técnica durante a tarde (foto: Larissa Garcia/UFJF).

No início da noite, foi a vez do atleta do Qatar, Mutaz Barshim, medalha de bronze no salto em altura, nas Olimpíadas de Londres, em 2012, aparecer pela primeira vez para os treinamentos. Os poloneses retornaram à pista. As corredoras do revezamento 4x100m feminino treinaram a passagem do bastão, acompanhadas de perto pela treinadora. Os atletas de outras modalidades também se aqueceram e aprimoraram alguns detalhes técnicos das provas.

Nesta terça-feira, todas as delegações retornam à Faefid para darem prosseguimento Às atividades.