28839553765_cd3e936f4c_z

Atletas intensificam os treinos na UFJF em busca de melhores resultados nos Jogos Rio 2016 (foto: Guilherme Leite/UFJF)

 

O salto com vara é uma das modalidades mais difíceis do atletismo, pois exige muita força física e flexibilidade dos atletas, que saltam acima 5 metros de altura. Três dos atletas olímpicos da modalidade, que estão treinando na Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da UFJF, relataram o início de suas carreiras.

O polonês, Paweł Wojciechowski, 27 anos, começou a praticar salto com vara aos 19 anos. Seu tio executava alguns saltos, amadoramente, e a atividade esportiva acabou se tornando uma tradição familiar. Paweł não era muito bom com outros esportes e foi o primeiro da família a levar mais a sério o salto com vara.  Na sua estreia nos Jogos Mundiais Juvenis de 2008, realizados em sua cidade natal, Bydgoszcz (Polônia), conquistou uma medalha de prata.

Em 2011, o atleta conseguiu sua melhor marca pessoal, 5,91 metros, e no Mundial de Atletismo do mesmo ano, na Coreia do Sul, ganhou sua primeira medalha de ouro. Ainda em 2011, o polonês participou dos Jogos Militares Mundiais, que foram no Rio de Janeiro: “fiquei encantado com o Rio, e prometi a mim mesmo que um dia voltava. Aqui estou eu”, brincou o atleta.

Com o ouro obtido no Mundial, Paweł se classificou para os Jogos Olimpícos Londres 2012, mas, por nervosismo, não conseguiu avançar para a segunda etapa. No Mundial de Atletismo de 2015, em Pequim (China), o polonês voltou a subir no pódio, desta vez dividindo o 3º lugar com seu amigo, Piotr Lisek, que também é polonês, e o francês Renaud Lavillenie. Os três atletas saltaram 5,80 metros e, por isso partilharam o bronze. “Não é comum isso acontecer, mas depois comemoramos juntos”, contou.

Já o chinês, Yao Jie, 26 anos, começou a treinar com 16 anos, mas no salto a distância, “eu não era muito bom, e o técnico me disse um dia: Por que você não experimenta o salto com vara? E eu fui muito bem.” A partir daí, Yao só praticou salto com vara, alcançando 5,65 metros como melhor marca pessoal. No ano passado, ficou em 5º lugar no Campeonato Asiático, e se classificou para os Jogos Olímpicos Rio 2016.

Durante o intervalo dos treinos na UFJF, Yao e Paweł jogam futebol juntos, mas segundo o atleta chinês o único esporte em que ele realmente é bom, é o salto com vara. “Ia para a Universidade só para treinar, não para estudar”, confessou o chinês sorridente.

A chinesa Li Ling é outra que não tem muitas habilidades com os esportes que envolvam bola, mesmo sendo filha de uma jogadora de vôlei, e de um jogador de basquete. Li, que tem 27 anos e 1,85m de altura, se interessou pelo salto com vara quando tinha 12 anos, vendo amigas treinarem. “Eu era péssima com bolas e assistia as outras saltando e parecia divertido. Resolvi tentar e a sensação de poder voar foi ótima.”

A melhor marca da atleta é 4,66 metros e esta é sua terceira vez nas Olimpíadas. A primeira foi nos Jogos Olímpicos Pequim 2008. Ela se lembra que “competir em um evento tão grande como as Olimpíadas, em casa, foi maravilhoso.” Sua segunda participação foi em Londres 2012. Agora, no Rio, a chinesa espera melhorar, ainda mais, o seu desempenho.