O 11º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero está com inscrições abertas, até o próximo dia 29, destinadas a estudantes de graduação, mestrado e doutorado mas, também, graduados, mestres e doutores, para submeter artigos acadêmicos sobre questões de gênero e desigualdade entre mulheres e homens, feminismo e manifestações de discriminação de raça e orientação sexual.

O prêmio também se aplica às categorias estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas, além da nova categoria para secretarias estaduais e municipais de Educação, que promovem, por meio de projetos e ações pedagógicas a igualdade de gênero, e traz, de acordo com o nível de estudo e possibilidades de atuação, avaliações de textos submetidos.

A avaliação se dará em três categorias: análises de redações para os estudantes de ensino médio; artigos científicos para alunos de graduação, mestrado e doutorado; e projetos pedagógicos para escolas de nível médio e secretarias de Educação. Todas devem incentivar a pesquisa e a análise das desigualdades existentes no país e nos ambientes em que estão imersos.

Em 2005

O prêmio foi criado em  2005 pela Secretaria de Política das Mulheres (SPM-PR), no âmbito do Programa Mulher e Ciência, com as parcerias do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI); Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secadi/MEC); Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e ONU Mulheres. O objetivo é estimular a produção de conteúdos textuais e científicos e a reflexão sobre as desigualdades evidenciadas na sociedade.

Para as categorias de estudantes de doutorado, mestrado e graduação é necessário que os mesmos estejam em instituições de ensino reconhecidas pela Capes/MEC ou que tenham obtido o título a partir de 1º de julho de 2013. Em cada categoria serão escolhidos os dois melhores artigos científicos e as premiações serão proporcionais aos títulos, sendo R$ 10 mil para cada escolhido do doutorado, R$ 8 mil para mestrado e R$ 5 mil para graduação, podendo, ainda, receber bolsas de estudo, concedidas pelo CNPq, para desenvolvimento do tema.

Os interessados devem ficar atentos ao regulamento, para se adequarem às datas e especificações de modelo e tamanho dos materiais submetidos.

Outras informações: Igualdade de Gênero