Estão abertas as submissões de projetos para as Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A Chamada CNPq Nº 04/2021 recebe envios até o dia 8, próxima quarta-feira, e tem como objetivo valorizar pesquisadores com produção científica, tecnológica e de inovação de destaque. Segundo a agência de fomento, serão selecionados projetos de pesquisa apresentados de acordo com o rigor e o método científico, bem como outros conceitos fundamentais para a produção do conhecimento científico. 

As propostas devem ser encaminhadas ao CNPq exclusivamente por via on-line, através do Formulário de Propostas disponível na Plataforma Integrada Carlos Chagas. Para enviar projetos, é obrigatório que os proponentes tenham currículo cadastrado na Plataforma Lattes, atualizado até a data final do prazo para submissão das propostas; possuam título de doutorado ou de livre-docência; tenham CPF regularizado; não possuam bolsa da modalidade Produtividade em Pesquisa (PQ) ou na modalidade Bolsa de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT) em curso, com vigência que ultrapasse o ano de 2022; e tenham vínculo formal com a instituição de execução do projeto. 

As modalidades da Bolsa de Produtividade em Pesquisa são divididas em Categoria 1 e Categoria 2.  Serão considerados aptos para receber a bolsa da Categoria 1 os candidatos que obtiveram título de doutorado ou livre-docência até o ano de 2013. Já para a Categoria 2, estarão aptos os proponentes que tenham título de doutorado ou livre-docência até o ano de 2018. A divulgação do resultado preliminar do julgamento, feita no Diário Oficial da União e na página do CNPq na internet, está prevista para o dia 8 de dezembro de 2021. A decisão final conta com previsão de publicação, também nos mesmos veículos, no dia 9 de fevereiro de 2022. 

Outras informações:
Chamada CNPq Nº 04/2021
atendimento@cnpq.br
(61) 3211-4000 (Funcionamento até às 18h30 em dias úteis)
Plataforma Integrada Carlos Chagas