(Foto: Arquivo pessoal)

Francisco Perrout disputou a prova de 3 mil metros. O Gyminasiade é disputado em Trabzon, na Turquia (Foto: Arquivo pessoal)

O projeto de extensão Centro Regional de Atletismo, da Universidade Federal de Juiz de Fora (Cria-UFJF) continua gerando bons frutos. Desta vez, com o aluno Francisco Perrout, 16, que representou o Brasil na prova de três mil metros rasos no Gyminasiade, disputado em Trabzon, na Turquia, e obteve a quinta colocação.

A competição, conhecida também como Jogos Mundiais Escolares, é destinada a atletas entre 14 e 17 anos e é considerada o maior evento esportivo escolar do mundo. O Gyminasiade engloba, além do atletismo, ginástica artística, aeróbica e rítmica, judô, karatê, natação, tênis, luta livre, esgrima, tiro com arco e xadrez. Francisco – que começou a treinar atletismo há cinco anos no Cria – celebra o resultado e já projeta novos objetivos. “A sensação é de recompensa pela dedicação e disciplina nos treinamentos diários. A próxima meta é disputar os campeonatos mineiro e brasileiro sub-18. Dando tudo certo nos treinos, quero quebrar o recorde mineiro dos três mil metros, que é de 8min50s e já dura muitos anos”, afirma.

A quinta colocação do atleta da UFJF foi conquistada com um tempo de 8min57s52. Para o pai e treinador, Jorge Perrout – que também é professor da Faculdade de Educação Física e Depostos da UFJF (Faefid) e coordenador do Cria – o resultado reflete o bom trabalho desenvolvido pela iniciativa. “O Projeto tem obtido vários outros bons resultados”.

Francisco foi campeão da fase nacional, que ocorreu, em Belo Horizonte (MG), nos dias 14 e 15 de maio, quando disputou com mais dez atletas e cumpriu a prova em 9min8s76. Orgulhoso, o pai considera importante as conquistas do jovem atleta, mas aconselha o filho a sempre manter os pés no chão. “É claro que o sonho de todos que praticam qualquer esporte é participar de uma olimpíada, mas ainda é muito cedo para fazer tais projeções. Na idade dele, o importante é aproveitar as oportunidades que está tendo para sua educação e sua formação”, finaliza.