fsfsfs

Daniela Ferro de Godoy espera que pesquisa auxilie em ações ambientais conservacionistas (Foto: Géssica Leine)

A doutoranda Daniela Ferro de Godoy, do Programa de Pós-Graduação em Ecologia, defendeu, nesta terça-feira, 12, a tese “O Boto-cinza (Sotalia guianensis) no Complexo Estuarino Lagunar de Cananéia: fatores associados ao uso de habitat”. A pesquisa busca analisar como os fatores abióticos – as influências que os seres vivos possam receber em um ecossistema, tais como luz, radiação solar, temperatura, vento e água, entre outros – poderiam afetar o uso do habitat do boto cinza dentro do estuário de Cananéia.

“Por mais que a população de botos seja muito estudada, ainda há algumas lacunas ecológicas que acho importante para auxiliarmos nas ações conservacionistas. Por isto, escolhi este tema.” explica Daniela. A tese  se desenvolveu  por uma coleta de  dados, de janeiro de 2012 a novembro de 2014, na região de Cananéia, Litoral Sul de São Paulo. E, a partir dos dados coletados, foram desenvolvidos modelos lineares generalizados e modelos aditivos generalizados para obter as respostas para o estudo.

“Utilizei os dados dos peixes capturados pela pesca artesanal estuarina para avaliar se a presença deles afeta a presença dos botos. Ainda avaliei a interferência do Valo Grande na distribuição dos botos cinza. O Valo Grande é um canal artificial que deságua água doce diretamente dentro do estuário, alterando a salinidade”, esclarece a pesquisadora.

Para o orientador da pesquisa, Artur Andriolo, a importância do estudo é observada quando este é empregado para buscar um equilíbrio ambiental, “na medida em que os resultados possam ser utilizados por gestores para a resolução de conflitos entre atividades humanas impactantes e a conservação da espécie”. Ele ressalta que, nesse sentido, “o diálogo com setores envolvidos, como pesca, turismo e outros,  pode colaborar para regular estas atividades de forma a minimizar os impactos”.