Primeiro de dezembro é o dia internacional do “Pare a captura acidental – Stop ByCatch”, data reservada para parte da comunidade científica refletir, conscientizar e buscar soluções, junto à população e ao poder público, para os riscos inerentes da pesca predatória à biodiversidade marinha. 

Para ajudar no processo de difusão de informações, ainda muito escassas sobre o tema, o Laboratório de Ecologia Comportamental e Bioacústica (Labec), liderado pelo professor Artur Andriolo, em parceria com o Instituto Verde Azul (VIVA) e o Instituto Aqualie, estão lançando hoje um site dedicado à conscientização das pessoas. 

Segundo uma das idealizadoras do projeto e participante do Labec,  a doutoranda Anne Landine, “Captura Acidental (ByCatch), é o emalhamento não intencional de animais não alvos da pesca em artefatos pesqueiros”. Geralmente baleias, golfinhos, focas, tartarugas, tubarões, raias, aves marinhas, peixes e invertebrados são os animais mais afetados por essa prática. Dados disponíveis hoje apontam que cerca de 40% de toda pesca no mundo consiste nessa modalidade. 

A proposta do site foi classificada pelos autores como ‘Arte Consciência’. “Nosso intuito foi integrar o racional com o emocional. Acreditamos que o uso da nossa fonte primordial de construção de conhecimento, a ciência, com a nossa forma mais pura de expressão, a arte, quando juntas formam uma ótima ferramenta de comunicação para disseminarmos a conscientização sobre os efeitos das nossas atitudes no planeta”, salientou Landine com relação ao lançamento do site. 

Anne conta que uma das principais preocupações do dia é  estabelecer vínculo com as diversas instituições no Brasil e em outros países, ressalta a importância da integração entre as universidades, para que haja ampla divulgação dessa grande ameaça à biodiversidade marinha. Mesmo o assunto sendo muito importante, geralmente, a captura acidental não é muito abordado na mídia. A pesquisadora atribui a isso o fato de grande parte da população morar em locais não litorâneos, fazendo com que o tema seja um pouco distante da realidade da maioria da sociedade. “Por isso, cada vez mais, devemos trazer para a realidade diária informações sobre os oceanos e a importância dele nas nossas vidas e como as mudanças nas águas salgadas do planeta nos afetam diretamente”.

Ao navegar pelo site, é possível conhecer um pouco mais sobre o tema, se informar sobre formas de ajudar no Stop ByCatch, ter acesso a fotos da biodiversidade marinha, entender quais espécies são mais afetadas por esse problema e, para quem deseja se aprofundar no assunto, ainda há uma seleção de artigos e trabalhos sobre o tema.

Outras informações:

https://stopbycatchjf.wordpress.com/