Photo via VisualHunt

Pesquisa compreende produção artística dos anos 70, vinculada ao movimento contracultural brasileiro e às regiões da historiografia da MPB (Photo via VisualHunt)

O mestrando Víctor Guilherme Pereira Fernandes, do Programa de Pós- Graduação em Ciências Sociais, defendeu, nesta quarta, 6, a dissertação “Um passo à frente: história social de um rock brasileiro”. A pesquisa busca compreender as injunções às quais o rock brasileiro se submete desde sua chegada ao Brasil, em 1950, até o ano de 1980.

A escolha do tema, segundo Fernandes, compreende um estudo sobre a produção artística dos anos 1970, vinculada ao movimento contracultural brasileiro e às regiões da historiografia da Música Popular Brasileira. “O tema foi escolhido por ser pouco estudado e por uma predileção minha enquanto músico amador e fã de bandas do rock brasileiro dos anos 1970”, explica.

A dissertação se desenvolveu por meio dos preceitos e conceitos teóricos do sociólogo francês Pierre Bourdieu para empreender uma recontextualização analítica dos primeiros anos do rock and roll no Brasil, baseada em pesquisas históricas, em recortes de jornais, em biografias e em entrevistas.

Para a orientador e professor, Dmitri Cerboncini Fernandes, a pesquisa amplia o estudo dos  movimentos artísticos e políticos no país. “É uma oportunidade ímpar de tomar conhecimento de movimentos artísticos e políticos de suma importância para a estruturação do que conhecemos hoje por sociedade brasileira ou cultura brasileira.”