A 5ª Jornada de Ciências Sociais convida a refletir e discutir sobre as reformas que inquietam o país, os rumos da democracia contemporânea e o poder e resistência de grupos sociais. O evento acontece entre os próximos dias 12 e 15, no Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). As inscrições para ouvintes, no valor de R$ 20, ainda podem ser feitas no ICH ou pelo endereço eletrônico.

Como nas edições anteriores, serão realizados minicursos, Grupos de Trabalho (GTs) e mesas de debates. No primeiro dia, a conferência de abertura “Forma, Reforma, Deforma” será proferida pelo professor Antonio Carlos de Souza Lima, da Universidade Federal do Rio Janeiro (UFRJ).

Uma das novidades deste ano é a publicação dos artigos acadêmicos das apresentações feitas pelos GTs. O encontro procura criar um espaço de partilha de experiências e trabalhos científicos ao destacar tanto a produção de estudantes da graduação, quanto da pós-graduação. Os artigos apresentados e enviados serão disponibilizados nas próximas edições da CSOnline – Revista Eletrônica de Ciências Sociais.

Nesta edição, o evento pretende discutir assuntos mais específicos, como as possíveis interferências da reforma política nas Ciências Sociais e a instrução à Sociologia no ensino médio em tempos instáveis. A discussão sobre democracia também estará em pauta. “O tema foi escolhido por toda a organização. É importante falar sobre como esses tipos de reformas constatam o que vemos, historicamente, no Brasil: instabilidade democrática”, avalia uma das organizadoras do evento e aluna do nono período de Ciências Sociais da UFJF, Caroline Mendonça. A estudante ainda ressalta o papel do debate participativo e inclusivo. “Toda reforma pretendida deve ser baseada em discussão teórica qualificada e deve levar em conta as diversidades e as desigualdades do nosso país.”

Na sexta-feira, 15, a mesa de encerramento será pautada pelo tema “Negras Mulheres: Poder e (R)existência frente a velhos ataques”, e terá, entre suas integrantes, Suelaine Carneiro, Coordenadora do Programa de Educação do Geledés Instituto da Mulher Negra. Todas as conferências têm início às 19h, no anfiteatro do ICH. Os minicursos acontecem das 9h às 12h e os GTs no período da tarde. Serão emitidos certificados para todos os participantes.

Outras informações: 5ª Jornada de Ciências Sociais