Evento, oferecido em aulas semanais, confere certificado de participação (Foto: Unsplash)

Terminam nesta sexta-feira, dia 6, as inscrições para o I Workshop do Mercado não Acadêmico nas Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento visa a apresentar e a orientar os estudantes do Bacharelado Interdisciplinar (BI) em Ciências Humanas e Ciências Sociais da UFJF às possibilidades de atuação profissional para além da academia. Para os inscritos, serão disponibilizados gratuitamente uma aula semanal de novembro a fevereiro, através da plataforma Eduzz/Nutror sem a necessidade de participação ao vivo.

A programação busca apresentar áreas de atuação do cientista social, como a Gestão de Comunidades Tradicionais; Empresa Privada; Gestão de Serviços Públicos; Pesquisa Eleitoral; Terceiro setor; Área da Saúde; Movimentos Sociais, entre outros. O evento é organizado pela Axios, Empresa Júnior de Ciências Sociais da UFJF.

Para a professora e coordenadora do projeto, Rogéria Martins, a ideia do evento é complementar o universo de possibilidades oferecidas para a formação na carreira acadêmica, bem como o espaço de atuação docente. “O evento tem como finalidade abrir algumas possibilidades, em termos de informação, para que os alunos observem que essas trajetórias fazem parte de uma comunidade identitária, que identifica esses profissionais na atuação em diferentes espaços no mundo do trabalho. Exatamente por isso, ele se volta para estudante do BI, para subsidiar suas escolhas para o segundo ciclo de formação e para os alunos das Ciências Sociais. Somente em nível de graduação, pois a ideia é orientar em termos de formação nesse nível de ensino”.

Serão emitidos certificados de participação para os alunos que concluírem ao menos 75% da carga horária total do curso. Rogéria destaca o crescimento e desenvolvimento do setor. “A sociologia brasileira cresceu e se desenvolveu, assumindo uma trajetória de profissionalização para além do meio acadêmico, ampliando seu espaço de atuação em organizações não-governamentais. A Universidade é um espaço de possibilidades para que as escolhas sejam aplicadas, tendo como função informar e orientar  a trajetória dos estudantes”.

Outras informações:

@axios.jr