A coletânea de pesquisas resultante no livro Antropologia e Saúde: diálogos indisciplinados, organizado pela professora adjunta do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Cristina Dias da Silva, juntamente com a professora do Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília (UnB), Sílvia Maria Ferreira Guimarães, apresenta um total de sete artigos dedicados à relação entre saúde e política a partir de pesquisas antropológicas.

O objetivo é associar duas tradições de pensamento, a dicotomia antropológica entre natureza e cultura e as relações entre cultura e poder dentro da articulação entre medicina oficial e medicinas alternativas. “A diversidade temática percorre desde a saúde indígena até políticas públicas de saúde em contextos urbanos, para mostrar que essa correlação entre saúde e política é transversal aos debates antropológicos, que não seriam comparáveis de uma perspectiva temática, mas que são comparáveis de uma perspectiva teórico-metodológica”, afirma Cristina.

A pesquisadora destaca que a ideia para o surgimento do livro aconteceu durante três encontros acadêmicos diferentes: a 28ª Reunião Brasileira de Antropologia (RBA); o 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva; e o 1º Encontro Internacional Pueblos Indígenas de América Latina, siglos XIX, XX e XXI, realizados respectivamente em São Paulo, Porto Alegre e Oaxaca entre os anos de 2012 e 2013. Cristina aponta que durante esses encontros formou-se um grupo de pesquisadores que tinham em comum, dentre outras questões, pensar a saúde como fenômeno cultural e político ao mesmo tempo. “Assim, a saúde é pensada como fenômeno revelador de cultura ou de um sistema de pensamento, mas também como arena legítima de disputa de direitos humanos e políticos básicos, como o direito de acesso à saúde”.

Conforme ressalta a professora da UFJF, a contribuição mais direta à comunidade pode ser resumida por estimular a reflexão sobre novas formas de articulação entre medicina oficial e medicinas alternativas, entre diferentes formas de conceber bem-estar e saúde, “além de permitir conhecer contextos regionais de produção de saúde no Brasil, com apresentação de trabalhos realizados em Brasília/DF, Baixo Rio Madeira/Amazonas, Campinas/São Paulo, e interior de Pernambuco – por exemplo”.

Lançamento

O livro publicado pela Editora UFJF foi lançado em dois eventos acadêmicos, durante o 42º Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs), em Caxambu (MG), e durante a 31ª Reunião Brasileira de Antropologia (RBA), realizada em Brasília (DF). Houve também um pré-lançamento nas dependências do Instituto de Ciências Humanas da UFJF. O  livro pode ser adquirido pelo site e pela página do facebook da Editora UFJF.

Outras informações: (32) 3229-7645 / (32) 3229-7646 – Editora UFJF