dfd

Mestrando Rodrigo Gonçalves Ribeiro buscou apresentar inovações às propostas realizadas pela Capes quanto aos papéis dos tutores (Foto: Alexandre Dornelas)

“O Tutor Presencial e a Mediação na Educação à Distância: Papéis e Atribuições” foi o tema da defesa de mestrado, realizada nesta quinta-feira, 30, pelo aluno do Programa de Pós-graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública, Rodrigo Gonçalves Ribeiro. Orientado pela professora Carolina Alves Magaldi, o mestrando, que possui especialização em design Instrucional, pautado na construção do ensino, buscou em sua pesquisa apresentar inovações às propostas realizadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) quanto aos papéis do tutor presencial e do tutor à distância dos cursos não presenciais.

“No começo do programa, o tutor presencial ficava à disposição do aluno para esclarecimento de dúvidas quanto à plataforma e auxílio no uso da mesma, em um pólo presencial do curso, enquanto o tutor à distância interagia por meio da internet com os alunos. Com o passar do tempo, os alunos conseguiram por seus próprios meios obter internet e computadores em suas residências, passando a ir nos polos de ensino apenas para as provas, o que gerou certa dúvida na importância do trabalho do tutor presencial”, diz.

“A proposta da defesa é potencializar o trabalho realizado pelo tutor presencial, já que estava em pauta a extinção deste cargo, o que já acontece no exterior, mas não é seguido no Brasil, pois o país ainda apresenta regiões pobres, sem acesso à internet e recursos”, explica Ribeiro. Para a orientadora, “a pesquisa traz em seu último capítulo uma proposta de intervenção que se torna importante para a UFJF, pois ela tem a possibilidade de absorvê-la em seus cursos, além de ajudar a fortalecer o perfil da educação à distância”.