O Coral da UFJF vai se apresentar no encerramento do 20º Festcoros (Foto Alexandre Dornelas)

Para concorrer a uma vaga, o candidato não precisa ter vínculo com a Universidade, mas deve ser maior de 18 anos (Foto Alexandre Dornelas)

Com uma história que completa 50 anos em 2016, o Coral da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) abre seleção para novas vozes femininas e masculinas. As vagas são para contraltos, tenores e baixos. Os testes serão realizados no dia 4 de julho, às 19h, no Forum da Cultura. A seleção é destinada a todos os interessados maiores de 18 anos.

As candidatas e os candidatos devem contar com disponibilidade de horário para as apresentações do coral, para os ensaios de naipe, que acontecem semanalmente às terças e quartas-feiras, das 19h às 22h, e para os ensaios gerais, realizados todas as segundas-feiras, das 19h30 às 22h. Além desse quesito, o processo seletivo será composto por outros itens eliminatórios. Haverá um teste de ouvido; vocalize; e canto a capella de uma música popular brasileira de livre escolha.

Para se inscrever, basta que o interessado compareça ao Forum da Cultura nos dias de ensaio do coral. O candidato não precisa ter vínculo com a Universidade.

Cantora contralto há nove anos no coral da UFJF, Laura Castro destaca a importância de fazer parte de um trabalho em grupo. “É uma experiência muito prazerosa, fazemos arte e nos divertimos ao mesmo tempo. Conviver em grupo requer paciência, disciplina, e, para que o trabalho flua, é preciso se doar ao outro. A ausência de uma pessoa já faz diferença”, conta Laura. Além disso, a cantora acredita que estar envolvido com a música ajuda no desenvolvimento da sensibilidade.