Ingressos gratuitos podem ser retirados na recepção do teatro, a partir de quinta, 24 (Foto: Divulgação)

Após dois longos anos de pandemia, o Coral da UFJF volta ao palco do Cine-Theatro Central para seu espetáculo de fim de ano, com apresentações nas noites de 30 de novembro e 1º de dezembro, às 20h. O grupo vai comemorar com o público o seu aniversário de 56 anos, vividos em atividade ininterrupta: apesar de longe dos palcos, o Coral produziu cinco coros virtuais no período de isolamento social, que estão disponíveis em plataformas digitais.

Com o título “Já que sou…RESISTO!”,  trocadilho de uma das músicas a serem apresentadas – Jack soul brasileiro, de Lenine -, o espetáculo é a síntese de tudo o que o coro vivenciou durante a pausa forçada imposta por um vírus e as principais questões atravessadas pelo Brasil e que não pararam de afligir a todos: a fome, a miséria, os preconceitos de raça, etnia, religião e gênero. Assim, o eixo principal do trabalho é a diversidade, reforçada pela capacidade imensurável de resistência do povo brasileiro de lutar e transformar adversidades em saborosos frutos.

Todas as músicas a serem apresentadas são de autores brasileiros. Muitas delas fazem parte há tempos do repertório do grupo, e este, sim, se encontra maior e bastante renovado, pois quase metade de seus 27 cantantes atuais foi agregada durante e após a pandemia. O corpo técnico também está de cara nova: a responsável pela  regência é a cantora e ex-coralista Ana Sukita, e a preparação vocal fica a cargo da cantora Michelle Flores, que também integra o time de sopranos. A direção geral do grupo agora é do professor Rodolfo Valverde, do Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora (IAD/UFJF).

Entre as novidades a serem apresentadas, o destaque é “A queda”, hip hop que é sucesso na voz de Gloria Groove, realizado em parceria com Pablo Bispo, Ruxell e Lukinhas. O arranjo para vozes é de Mateus Maier, tenor do Coral há seis anos e aluno do curso de Música – Composição da UFJF. Como diversidade não se resume a questões sociais e econômicas polêmicas, mas também a outras que, mesmo consagradas, seguem ainda bastante controversas, como é o amor, outra música inédita escolhida para compor o espetáculo é “Serei pra ti”, do jovem sanfoneiro sergipano Mestrinho, com arranjo vocal de Michelle Flores. O público terá oportunidade de assistir também a alguns sucessos que acompanham o coro de longa data, como “Comida”, dos Titãs, “Olhos coloridos”, de Macau, e “Classe média”, de Max Gonzaga.

Ousar e inovar fazem parte da vida do Coral da UFJF. Por isso, o grupo decidiu fazer no palco do Cine-Theatro Central a avant-première do novo coro virtual produzido pelo grupo: Balada do louco, música de Arnaldo Baptista e Rita Lee e sucesso dos Mutantes lançado em 1972, que ganhou arranjo vocal do maestro André Pires, ex-regente do grupo. A produção do vídeo é fruto de uma parceria entre o Coro e o Cead (Centro de Educação a Distância) da UFJF e em breve será disponibilizada nas plataformas digitais.

A diversidade do espetáculo será marcada ainda pela participação de alguns convidados mais que especiais, como a poeta Laura Conceição, a performer Caroline Gerhein e os bailarinos David Cirilo e Sibelle Bento, que também é soprano do Coro, além do Ingoma, grupo dirigido por Lucas Soares, que vai permear a noite com o vigor e a força dos seus tambores.

“Já que sou… RESISTO!” é o resultado da criação coletiva dos membros do Coral da UFJF, que participam de todo o processo, desde a seleção do repertório, passando pela produção de figurino, coordenada pela soprano Thalita Mileny, cenários, a movimentação de palco, maquiagem e escolha dos convidados. Há ainda outros colaboradores, que atuam nos bastidores, como é o caso do músico Sandro Bade, que ficará na técnica de som e de luz. O espetáculo é gratuito e aberto ao público de todas as idades.

Entrada franca, mediante ingressos (máximo de quatro por pessoa) a serem retirados na recepção do teatro, a partir de quinta (24/11), de 9h às 12h (não haverá expediente à tarde nessa data), e de terça (29/11) a quinta-feira (01/12), das 9h às 12h e das 14h às 17h30.

Outras informações: (32) 2102-6330; (32) 2102-3964