fsfs

Reunião discutiu propostas de parcerias entre as duas instituições e de captação de recursos em organismos nacionais e internacionais

O convênio entre UFJF e Embrapa Gado de Leite, que tem encerramento previsto para setembro deste ano, deverá ser reeditado em bases mais sólidas, visando o compartilhamento de tecnologia e conhecimentos, a captação de recursos e inclusive a criação de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado. As propostas foram tratadas nesta segunda, 30, quando o reitor Marcus David, foi recebido pelo chefe-geral da Embrapa, Paulo do Carmo Martins, na sede da empresa.

O objetivo da reunião foi discutir a parceria público-público, unir forças e conhecimentos para buscar apoio financeiro em organismos nacionais e internacionais e potencializar as oportunidades de ambas instituições nas áreas de pesquisa, extensão e transferência de tecnologia, incluindo ensino a distância. 

Foram tratados três principais temas: um convênio com o curso de Veterinária para elaboração de programas de pós-graduação em parceria, a princípio uma especialização e, posteriormente, Stricto Sensu; o uso compartilhado de laboratórios e instalações; e a formatação de um treinamento via Centro de Ensino a Distância (Cead/UFJF) para produtores rurais.

Entre as ações a serem desenvolvidas, segundo os gestores, estão: ampliação de oportunidades de estágios em diversas áreas; criação de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado, com participação da equipe técnica da Embrapa no corpo docente; maior aproveitamento do campo experimental de Coronel Pacheco por alunos e professores; e criação de uma unidade mista de pesquisa e transferência de tecnologia.

Além disso, a UFJF deve divulgar realizações da Embrapa em seus canais de comunicação e participar do concurso entre “startups”, promovido pela Embrapa, em parceria com outras instituições de ensino superior, para o desenvolvimento de aplicativos para equipamentos móveis (smartfones e tablets, por exemplo) úteis para o setor agropecuário.

Segundo Marcus David, “a visita foi importante no sentido de abrir novas perspectivas e parcerias entre as duas instituições”. A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Mônica Ribeiro, ressalta que, como as duas instituições têm foco na pesquisa, essa parceria vai incrementar os programas de pós-graduação da UFJF, principalmente nas áreas de química, fármacos e, futuramente, medicina veterinária. “Iniciamos uma conversa sobre desenvolver a parceria e acertamos a atualização do convênio interinstitucional.”

Para o diretor do Cead, José Paulo de Abrahim Abdalla, esse convênio dá um redirecionamento importante para o setor. “É profícuo trabalhar com um público diferente, como produtores rurais. A UFJF tem capacidade e interesse em estabelecer parcerias deste tipo.”

Durante a visita, Martins apresentou à equipe da UFJF os trabalhos de pesquisa e transferência de tecnologia desenvolvidos pela Embrapa, seu funcionamento por meio de suas 44 unidades espalhadas pelo Brasil e, ainda, como a empresa se encontra na atual conjuntura do setor lácteo mundial, bem como a organização da unidade local.