Aulas terão recursos didáticos específicos e acontecem sempre as segundas-feiras

Uma parceria entre os cursos de Química, Pedagogia e Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora resultou no projeto de ensino de química para surdos, que será ministrado no Centro de Ciências, sediado no Colégio de Aplicação João XXIII. O curso é destinado a alunos com deficiência auditiva e que já dominem a Língua Brasileira de Sinais. Serão ofertadas inicialmente cinco vagas para estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

“O projeto abre espaço para que este aluno possa ter acesso a um ensino mais direcionado, que valorize suas potencialidades, explica Vinícius Carvalho, um dos coordenadores do projeto. Segundo ele, as aulas terão recursos didáticos visuais e atividades práticas em laboratório, contextualizando o conteúdo teórico. Foram desenvolvidos novos instrumentos adaptados para mediar o ensino de química, com intuito de favorecer e facilitar o aprendizado do aluno.

Inscrições

As inscrições devem ser feitas enviando o nome completo e idade para o e-mail centrodeciencias@ufjf.edu.br até o dia 31 de janeiro. Por este e-mail o candidato pode tirar qualquer dúvida a respeito do projeto. As aulas serão presenciais com a duração de 3 horas, das 14h às 17h, toda segunda-feira. Os alunos realizarão atividades teóricas e práticas, com a utilização de vários materiais de apoio e com o acompanhamento do professor responsável pelo projeto, com a colaboração de bolsistas do curso de Química, de Pedagogia e de Letras com habilitação em Libras.

Com base em entrevistas com os candidatos, a seleção será feita no dia 4 de fevereiro, quinta-feira, às 16h, no Centro de Ciências, Rua Visconde de Mauá, 300, bairro Santa Helena. O início das aulas está previsto para o dia 15 de fevereiro, às 14h.

Outras informações:

centrodeciencias@ufjf.edu.br