Resultado do Pism III sai no dia 29 de fevereiro (Foto: Caique Cahon)

Resultado do Pism III sai no dia 29 de fevereiro (Foto: Caique Cahon)

Terminou nesta segunda-feira, 18, a maratona de provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mais de 20 mil estudantes deram um passo em direção à oportunidade de ingressar na Universidade e concluíram sua participação na maior edição da história do Pism, que contabilizou um número recorde de inscritos.

O gabarito das questões objetivas é disponibilizado a partir das 19h30 no site oficial do Pism. Na mesma plataforma, serão divulgadas as notas das questões discursivas, disponibilizadas para os candidatos do módulo III no dia 22 de fevereiro, às 15h, e dos módulos I e II no dia 18 de abril, também às 15h. Já o resultado final do Pism III sairá no dia 29 de fevereiro.

Os candidatos disputam um total de 1.411 vagas, sendo 1.161 distribuídas entre os 59 cursos do campus de Juiz de Fora e 250 destinadas às dez opções de graduação do campus de Governador Valadares. O número de vagas do Pism corresponde a 30% do total oferecido pela UFJF; as demais são preenchidas pelas inscrições através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que teve seu resultado divulgado nesta segunda, 18.

Provas

O cálculo das pontuações finais para a classificação é feito através da soma das mesmas e da aplicação de pesos diferentes, segundo o módulo a que se referem: as notas do módulo I são multiplicadas por 2; as do módulo II, por 3; e as do módulo III, multiplicadas por 5. (Foto: Caique Cahon)

O cálculo das pontuações finais para a classificação é feito através da soma das mesmas e da aplicação de pesos diferentes, segundo o módulo a que se referem: as notas do módulo I são multiplicadas por 2; as do módulo II, por 3; e as do módulo III, multiplicadas por 5. (Foto: Caique Cahon)

Neste último dia de provas, os candidatos do Pism I e II responderam questões objetivas e discursivas acerca dos temas de Literaturas, Biologia, Física e História. Na prova de questões objetivas, são cinco por conteúdo, valendo um ponto cada. Já na de discursivas, são duas questões por tema, cada uma valendo cinco pontos.

Os candidatos do Pism III são divididos de acordo com o curso escolhido durante sua inscrição, sendo distribuídos pelas áreas de Economia e Administração, Exatas, Humanas e Saúde. Na prova de questões objetivas, independentemente da área, todos os participantes do módulo III responderam 20 questões sobre Física, Química, Geografia e História, sendo cinco por conteúdo e valendo um ponto cada. As questões discursivas, distribuídas conforme a área dos candidatos, valem cinco pontos cada e abordam Física (áreas de Exatas e de Saúde), Química (área de Exatas e de Saúde), Geografia (áreas de Humanas e de Economia e Administração) e História (áreas de Humanas e de Economia e Administração).

O cálculo das pontuações finais para a classificação é feito através da soma das mesmas e da aplicação de pesos diferentes, segundo o módulo a que se referem: as notas do módulo I são multiplicadas por 2; as do módulo II, por 3; e as do módulo III, multiplicadas por 5.

Matheus dos Santos, 18 anos, e Murilo Fortes, 17,  já sabem em qual curso querem ingressar: Engenharia Mecânica (Foto: Caique Cahon)

Matheus dos Santos e Murilo Fortes já sabem em qual curso querem ingressar: Engenharia Mecânica (Foto: Caique Cahon)

Na saída das provas, a maioria dos estudantes classificou como positiva uma das mudanças instituídas pelo edital este ano, que definiu que o Pism ocorresse em dois dias e não em três, como acontecia em edições passadas. As amigas Carolina Machado, de 16 anos, e Ana Flávia Lemonge, de 17, encerraram as provas do Pism II e comentaram que acharam mais tranquilo realizar a prova em dois dias. “Achei a de matemática mais complicada”, avalia Carolina, e Ana Flávia fez coro à amiga. Ambas ainda estão indecisas sobre qual curso irão escolher. Já os amigos Matheus dos Santos, 18 anos, e Murilo Fortes, 17,  já sabem em qual curso querem ingressar: Engenharia Mecânica. Ambos também são candidatos do módulo II. “Me senti pressionado durante a prova, especialmente na hora de passar as questões à caneta”, comenta Fortes. Santos concordou com o amigo, e afirmou que hoje o dia foi mais “corrido”.

Clara Freguglia e Gustavo Tempone concluíram o último módulo do Pism (Foto: Caique Cahon)

Clara Freguglia e Gustavo Tempone concluíram o último módulo do Pism (Foto: Caique Cahon)

O casal Clara Freguglia, 18 anos, e Gustavo Tempone, 19 anos, concluiu o último módulo do Pism, optando pelos bacharelados em Ciências Humanas e em Artes e Design, respectivamente. “Achei que o processo de realizar as provas esse ano, para mim, foi mais razoável”, aponta Clara, e Tempone considerou como “mais fácil do que os anos anteriores”. A candidata também conversou sobre outra novidade este ano: a inclusão de questões de Filosofia e Sociologia nas provas objetivas e discursivas dos candidatos da área de Humanas do Pism III. “Eu escrevo muito, então me dediquei bastante nas questões e precisei me apressar”, afirma Clara.  

Também candidata do módulo III, a estudante Greiciane Delgado estava saindo do campus acompanhada pela mãe, Dora Delgado, que relatou ter tranquilizado a filha durante os dois dias de prova. “Eu peço para a minha mãe me acompanhar porque é sempre bom contar com o apoio dela e, assim, também sempre tenho com quem conversar e desabafar depois da prova”, brinca.

Além de Juiz de Fora, outras quatro cidades também sediam aplicações do exame do Pism: Muriaé (MG), Conselheiro Lafaiete (MG), Governador Valadares (MG) e Volta Redonda (RJ). Em Juiz de Fora, foram 36 locais de prova, sendo 19 dentro do campus da UFJF. Ao todo, nesta segunda, quatro atendimentos médicos foram prestados aos candidatos do Pism, contabilizando 17 atendimentos durante os dois dias de prova.

Balanço positivo

O coordenador geral de Processos Seletivos da UFJF, Edson Faria, ressaltou com otimismo o decorrer dos dias de prova e comemorou a adaptação dos estudantes ao modelo de dois dias de aplicação do Pism. “A avaliação inicial é positiva, já que constatamos que a maioria dos estudantes saiu antes do horário de término das provas, o que demostra que elas não foram necessariamente muito cansativas”, aponta.

Outro ponto com resultado favorável, segundo Faria, foi a permissão para que os candidatos trouxessem o celular e o mantivesse desligado e guardado em um local especificado pelos fiscais durante a prova. “Consideramos que o uso do celular não se resume somente a uma forma de facilitar o contato imediato dos estudantes, mas também é importante para ele se localizar e, ainda, tranquilizar entes queridos que não puderam acompanhá-los durante as provas”, afirma. Mas houve uma ocorrência de uso indevido de celular, com o aparelho tocando durante a realização da prova. “Isso resultou na retirada do candidato de sala, desligamento do aparelho celular e realização do restante da prova em uma sala separada.”

“O último dia é sempre mais tranquilo, uma vez que os candidatos já estão familiarizados com o locais”, conclui Edson. “A recomendação, no entanto, continua a de que esse reconhecimento do local aconteça antes mesmo do início das provas.”

Cursos mais disputados

Abrangendo todos os grupos, o curso de Medicina foi o mais procurado pelos participantes do Pism na UFJF, com um total de 512 candidatos para as 54 vagas ofertadas, estabelecendo uma média de 9,48 candidatos por vaga. Também somando todos os grupos, a maior concorrência é pelo curso de Psicologia, que conta com 156 inscritos para 15 vagas. O mesmo curso também figurou como de maior relação candidato/vaga para os Grupos B e E, com 30 e 16 inscritos por vaga, respectivamente. No Grupo A, o curso mais disputado é o de Fisioterapia, com 13,5. Já Medicina também figura como o mais concorrido no Grupo C, com 13,81 candidatos por vaga. O curso de Engenharia Civil, com 8,25, é o mais disputado do grupo D.

Ausentes

No dia de hoje, de acordo com dados da Comissão Permanente de Seleção (Copese), mais 108 estudantes entraram para os números de candidatos ausentes no Pism. Somando as faltas dos dois dias de prova, o percentual de faltosos fechou em 12,74%, correspondendo a 3.044 do total de 23.889 inscritos.

Acompanhe a cobertura dos dois dias de prova no Estude na UFJF