Provas foram aplicadas na tarde deste domingo (Foto: Caique Cahon)

Provas foram aplicadas na tarde deste domingo (Foto: Caique Cahon)

Mais de 20 mil candidatos iniciaram neste domingo, 17, as provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) de 2016 da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). No total, são ofertadas 1.411 vagas: 1.161 serão distribuídas entre os 59 cursos do campus de Juiz de Fora e 250 serão destinadas às dez opções de graduação no campus de Governador Valadares. Nesta edição, o Pism alcançou o maior número de participantes da sua história, contabilizando 23.889 inscrições.

Destes candidatos, mais de 6 mil realizaram as provas nas demais cidades que também sediam pontos de exame do Pism: Muriaé (MG), Conselheiro Lafaiete (MG), Governador Valadares (MG) e Volta Redonda (RJ). Em Juiz de Fora, estão localizados 36 locais de prova, sendo 19 dentro do campus da UFJF, pelo qual passaram mais de 8 mil estudantes neste domingo. A aplicação dos exames começou às 13h e terminou às 17h30.

Os gabaritos das provas objetivas já foram divulgados e podem ser acessados neste link

Provas

No primeiro dia de prova, os candidatos dos módulos I e II do Pism responderam a questões objetivas e discursivas sobre os conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática, Química e Geografia. Ao todo, no dia de hoje, são 20 questões objetivas (cinco por conteúdo), valendo um ponto cada uma, e oito questões discursivas (duas por conteúdo), valendo cinco pontos cada. Na segunda-feira, será a vez das questões sobre Literaturas, Biologia, Física e História.

Já os candidatos do módulo III do Pism são divididos de acordo com a área referente ao curso escolhido por eles: Economia e Administração, Exatas, Humanas e Saúde. Neste primeiro dia, todos os participantes, independente de sua área, realizaram questões objetivas sobre Língua Portuguesa, Literaturas, Biologia e Matemática, contabilizando cinco questões por conteúdo, valendo um ponto cada.

Já acerca das questões discursivas, cada uma valendo cinco pontos, todos os candidatos do Pism III responderam sobre Língua Portuguesa e, dependendo da área escolhida, também sobre Matemática (áreas de Exatas e Economia e Administração), Literaturas (área de Humanas), Biologia (área de Saúde) e Sociologia (área de Humanas e de Economia e Administração).

Gezsilene está realizando o módulo III do Pism (Foto: Caique Cahon)

Gezsilene está realizando o módulo III do Pism (Foto: Caique Cahon)

Gezsilene Oliveira, 17 anos, inscrita no Pism III, terminou a prova satisfeita. “Acho que me saí melhor que nos outros anos”, ela contou, surpresa principalmente com as questões de sociologia. “Eu esperava um conteúdo mais puxado, achei bem tranquilo”, conta ela, candidata a uma vaga no Bacharelado Interdisciplinar de Ciências Humanas. Eduarda Rodrigues Ladeira, 16 anos, fez o módulo II do Pism e, neste primeiro dia, também gostou mais das provas deste ano do que das de 2015. “A prova de química estava difícil, mas as outras não”, avalia ela, que quer cursar Medicina Veterinária. Moradora de Guarani (MG), Eduarda chegou no campus às 10h, para localizar sua sala, e esperou a hora do exame no bairro São Pedro.

Gabriel da Silva Pinheiro Pereira, de 17 anos, se mudou para Juiz de Fora no ano em que fez o Pism I e agora, no Pism III, tenta garantir sua vaga no curso de Odontologia. “Eu não fui bem no primeiro ano, a adaptação à cidade nova me atrapalhou, mas hoje fui melhor”, ele conta, na expectativa de que os resultados compensem o primeiro ano. Cheio de expectativa também estava o casal Marcos Antônio e Izabel Ribeiro, enquanto esperava notícias da filha Vivian, candidata a uma vaga no Direito. “Ela estudou muito. Tenho certeza de que está preparada, mas sabemos que existem muitos elementos que contam na hora da prova”, pondera o pai.

No total, foram realizados 13 atendimentos médicos aos estudantes que prestaram o Pism.

Nos campi, a UFJF oferece atendimento especial a pessoas com deficiência (Foto: Caique Cahon)

Nos campi, a UFJF oferece atendimento especial a pessoas com deficiência (Foto: Caique Cahon)

Atendimento especial
Em Juiz de Fora e Governador Valadares, a UFJF oferece atendimento especial aos candidatos com deficiência (visual, auditiva, físico-motora ou múltipla), com transtornos (como déficit de atenção) ou em outras condições especiais, como gravidez e amamentação. Este ano, em Juiz de Fora, estão sendo atendidos 92 estudantes, sendo 79 em salas especiais, dedicadas exclusivamente a este trabalho, e outros 13 junto aos demais candidatos. Renan Ladeira Soares, pai de Bernardo, de 2 meses, passou a tarde com o bebê em uma das salas da Faculdade de Educação, enquanto a mãe do menino, Esther, fazia as provas do Pism I. “Ele está tranquilo, ainda não mamou. Mas essa possibilidade (de ficar aqui) ajuda muito à mãe que quer amamentar”, avalia.  

Gabarito e resultados
Durante os dois dias de prova, o gabarito das questões objetivas é disponibilizado, site oficial do Pism, a partir das 19h30. As notas das questões discursivas, também disponibilizadas no mesmo site, serão divulgadas posteriormente: os candidatos do módulo III do Pism terão acesso às suas notas no dia 22 de fevereiro, às 15h, e ao resultado final no Pism III no dia 29 de fevereiro, também às 15h. Já os participantes do módulo I e II vão poder conferir suas notas no dia 18 de abril, às 15h.

Erratas
Duas erratas foram efetuadas na prova de questões objetivas do Pism III, referentes às questões 13 e 17, de matemática e de biologia, respectivamente.

Faltosos
A Comissão Permanente de Seleção (Copese) registrou, neste primeiro dia de Pism, 2.936 candidatos ausentes. A maioria de ausentes é do módulo I, que totalizou 1.416 estudantes faltosos. O maior percentual de ausentes, no entanto, é do módulo III: 18,85% dos inscritos na categoria não compareceram à prova. Contabilizando os três módulos, o percentual de ausentes é de 12,29%, um aumento de quatro pontos percentuais em relação aos faltosos do primeiro dia da edição passada do Pism. Os ausentes deste domingo estão automaticamente eliminados, uma vez que é necessário realizar todas as provas do programa.

Trânsito
A chegada de muitos estudantes no primeiro dia de Pism foi tumultuada. O acesso ao campus da Universidade foi ficando lento após o meio-dia, à medida em que o horário de início da prova, 13h, se aproximava. Para esta segunda-feira, a UFJF reforça sua recomendação para que os candidatos cheguem aos locais de prova com muita antecedência e, se possível, priorizem o transporte público. Para o segundo dia de provas, a atenção deve ser redobrada, uma vez que trata-se de uma segunda-feira, dia útil.

Nos dias de prova, não é permitido o estacionamento ao longo do Anel Viário do campus, e a Coordenação de Processos Seletivos da UFJF pede que a comunidade não envolvida no Pism evite circular pelo campus durante os dois dias do exame.  Veja o mapa com as alterações no trânsito e fique por dentro sobre quais são as melhores vias para chegar ao seu local de prova.

Outras informações:

Veja o mapa dos locais de prova no campus.
Confira os materiais necessários para as provas.
Fique por dentro do funcionamento do campus da UFJF durante o Pism.
(32) 2102-3978 / 2102-3979 / 2102-3911 (Central de Atendimento)