pism_2016

Está chegando a hora! Neste domingo e segunda, 17 e 18, mais de 23 mil candidatos realizam as provas do Pism. Se você é um dos candidatos que se prepararam ao longo do ano passado – e desse também – para ter seus conhecimentos testados, fique tranquilo, respire fundo e mantenha o foco. Esse ano há mudanças no que pode e o que não pode levar para os locais de provas. A principal delas é que agora o celular é permitido (mas desligado!).

É muito importante conhecer os locais de prova com antecedência para não se atrasar e não ter aborrecimentos. Uma das orientações é aproveitar o sábado para conhecer o local indicado no comprovante definitivo de inscrição, o itinerário e qual o tempo gasto para chegar até o local para aqueles que irão a pé. Quem for subir de ônibus ou de carro deve ter atenção redobrada, pois o trânsito aumenta (e muito!) nos dias do exame.

Um esquema especial de trânsito foi montado e 22 ônibus extras estarão disponíveis nos dois dias. Veja aqui como vai funcionar.

Para os que vão fazer as provas no campus da UFJF em Juiz de Fora e subirão de ônibus, existem linhas que chegam a determinadas unidades. Quem vai fazer prova no prédio da Letras, Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Instituto de Ciências Exatas (ICE), Engenharia, Arquitetura, Instituto de Artes e Design (IAD) ou Educação Física, deve entrar no campus pelo Pórtico Norte, no bairro São Pedro. Os principais ônibus que entram por lá são 535 e 555, linha Universidade.

Os que vão fazer prova na Odontologia, Farmácia, Enfermagem, Economia, Instituto de Ciências Humanas, Comunicação, Direito, Serviço Social, Administração e Educação, devem procurar subir pelo Pórtico Sul, com entrada pela Avenida Presidente Itamar Franco. Os ônibus 525 e 545 da linha Universidade usam este caminho.

A Faculdade de Medicina fica fora do campus. A linha 510 (Dom Bosco) também sobe pela Avenida Itamar Franco e deixa os passageiros bem perto do prédio.

Alguns aplicativos possuem horários e itinerários, entre eles o CittaMobi e o Busão JF, além do site da Astransp. Fizemos um vídeo que pode te ajudar caso ainda tenha dúvidas.

No campus da UFJF teremos pessoas vestidas com um colete vermelho, que fazem parte de uma equipe apta a ajudar e tirar dúvidas que possam surgir de última hora.

O acesso às salas só será permitido com o comprovante definitivo de inscrição junto com o documento de identidade. Não se atrase! Os portões fecham às 13h e não será permitido entrar nos locais de prova depois desse horário.

As provas têm duração mínima de 1h30 e máxima de 4h30, sendo realizadas das 13h às 17h30. As provas dos três módulos serão aplicadas simultaneamente em todos os locais. Além de Juiz de Fora, as cidades de Governador Valadares, Muriaé, Conselheiro Lafaiete e Volta Redonda (RJ) são sedes de aplicação.

Quem não comparecer nos dias, horários e locais indicados no comprovante será automaticamente excluído do processo seletivo. Se ainda não imprimiu o seu comprovante, saiba aqui o que fazer.

É verão, mas nada de óculos escuros! Na hora da prova os candidatos devem levar apenas o essencial: caneta com corpo transparente azul ou preta, lápis, borracha sem protetor e régua transparente. Cada um se responsabiliza por levar seu material.

Pode levar comida! Mas evite ou substitua aquelas embalagens barulhentas por alimentos mais saudáveis, em menor quantidade. E hidrate-se: a água vai facilitar na sua concentração. Garrafas médias de corpo transparente são permitidas. Estudantes com cabelos compridos devem prendê-los, deixando as orelhas à vista. Bonés e gorros não serão permitidos. Antes de entrar na sala, o fiscal fornecerá uma embalagem na qual o candidato deverá guardar o celular e demais aparelhos eletrônicos deligados.

No edital, estão especificadas as penalidades caso as regras sejam descumpridas. Já no edital retificado estão demais orientações e datas. Eles reúnem tudo o que você precisa saber sobre as provas, critérios de avaliação e divulgação dos resultados. Se ainda não leu com atenção, leia. É importante e vai ajudar a tirar suas dúvidas. Esclarecemos algumas aqui.

Boas provas!