tiraduvidaspism_sliderFaltando pouco mais de um mês para as provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism), que acontecem nos dias 17 e 18 de janeiro, muitos candidatos ainda têm dúvidas em relação a alguns pontos do processo seletivo que poderá levá-los a ingressar na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Para sanar esses questionamentos, o Portal da UFJF selecionou as perguntas mais frequentes que chegaram por meio das nossas redes sociais. Os candidatos que ainda tiverem dúvidas podem acessar o edital do concurso ou procurar a Coordenação Geral de Processos Seletivos.

Quando fico sabendo o local onde farei as provas?

O local de realização das provas constará no Comprovante Definitivo de Inscrição, que deverá, obrigatoriamente, ser acessado e impresso pelo candidato, através do endereço www.pism.ufjf.br a partir das 15h do dia 8 de janeiro. A UFJF não enviará o Comprovante Definitivo de Inscrição pelos Correios e nem o entregará pessoalmente.

Que tipo de material devo levar para a prova?

Durante a realização das provas, somente será permitido o uso de caneta com corpo transparente, de cor azul ou preta, lápis, borracha sem protetor e régua transparente. É de responsabilidade do candidato levar seu próprio material. Durante a realização das provas não será permitido utilizar óculos escuros e artigos de chapelaria, tais como: boné, chapéu, viseira, gorro ou similares. Junto ao candidato, só deverão permanecer os objetos de identificação e os materiais para execução das provas. Também serão permitidos alimentos de pequeno porte, água em garrafa transparente e medicamentos.

Preciso muito levar meu celular, pois não sou da cidade. Como faço?

Não há problema, entretanto, antes de ingressar na sala de provas, o candidato deverá guardar, em embalagem porta-objetos fornecida pelo fiscal de sala, o telefone celular desligado, quaisquer outros equipamentos eletrônicos desligados, entre outros objetos estranhos à realização da prova.

Não fiz o pagamento da taxa, pois achei que o boleto seria enviado por e-mail. O que faço agora?

O candidato que não fez o pagamento do boleto bancário no valor de R$ 110 (cento e dez reais) para os Módulos I, II ou III do Pism, valores correspondentes à taxa de inscrição dentro do prazo impreterível de até 30 de outubro, está terminantemente excluído do processo.

Quando serão divulgados os gabaritos?

O gabarito da prova objetiva será divulgado no site da Copese logo após o ultimo candidato sair da sala de prova.

Vou fazer o Sisu também. E se eu passar pelos dois?

O candidato que utilizar Pism e Sisu na tentativa de ingressar em um mesmo curso terá que fazer sua matrícula pelo método que divulgar os resultados finais antes.

Perdi minha identidade e a outra não fica pronta a tempo. Como faço?

O candidato que porventura não tiver seu documento de identificação listado no momento da inscrição deve levar um protocolo, o boletim de ocorrência juntamente com outro documento de identificação, como carteira de trabalho, CNH. Quem não possuir nenhum outro deverá fazer o mesmo processo, porém será identificado através de foto e impressão digital, que será posteriormente confirmada no momento da matrícula.

Qual o tempo mínimo que tenho que ficar na sala?

O candidato deverá permanecer no local de realização das provas no mínimo uma hora e 30 minutos após o início da aplicação da mesma.

Quando serão divulgados os resultados?

A nota da prova do Módulo III será divulgada no dia 22 de fevereiro,  as notas do Módulo I e II no dia 18 de abril. O resultado final do Módulo III no dia 29 de fevereiro e somente poderá ser consultado através da Internet no endereço www.pism.ufjf.br, com acesso amplo e irrestrito.

E se eu passar, mas não for aprovado no terceiro ano?

O candidato aprovado no Módulo III do Pism – Triênio 2013-2015 que não apresentar, no ato da matrícula, Comprovante de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente, ou deixar de efetuar a matrícula, terá a sua aprovação nula, para todos os efeitos.

Qual o tempo máximo de prova de cada módulo?

As provas dos Módulos I, II e III do PISM terão duração máxima de quatro horas e 30 minutos e mínima de uma hora e 30 minutos e serão realizadas no horário das 13h às 17h30.

Eu fiz a inscrição para uma cidade, mas gostaria de mudar para outra. É possível?

Após a efetivação da inscrição, não serão permitidas alterações de cidade, campus, curso e grupo em que o candidato estiver inscrito.

Outras informações: www.pism.ufjf.br

Atualizada em 16/12/15, às 16h38