Anualmente, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza o Seminário de Iniciação Científica (Semic), oportunidade de os jovens cientistas mostrarem o resultado de suas pesquisas, promovendo, assim, um importante intercâmbio de saberes entre a comunidade acadêmica e a sociedade. A 21ª edição ocorrerá entre os dias 1º e 3 de dezembro, e cada área de conhecimento terá um dia e horário específicos para a avaliação.

A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação alerta para que alunos e coordenadores de projetos de Iniciação Científica fiquem atentos aos dias e aos horários das avaliações do seminário.  “É fundamental que os responsáveis pelos trabalhos sejam pontuais na fixação e na retirada dos posters, para evitar prejuízo ao andamento das atividades e possíveis impactos nas avaliações”, ressalta o pró-reitor de Pesquisa, Lyderson Facio Viccini.

O evento conta com um número recorde de inscritos, totalizando 544 trabalhos, sendo 518 da graduação e 26 do ensino médio (Probic-Jr), com mais de dois mil participantes, incluindo colaboradores, alunos bolsistas e professores orientadores.

Programação

Na cerimônia de abertura, no dia 1º, acontecerá a palestra do professor da UFRGS e coordenador de área da Capes, Augusto Schrank, às 10h, no anfiteatro das pró-reitorias. No mesmo dia, das 14h30 às 18h, haverá apresentação de trabalho do primeiro grupo (Ciências Biológicas e Saúde). Todas as exposições de trabalhos serão no saguão da Reitoria.

A apresentação do segundo grupo (Ciências Exatas e Engenharias e Computação) será no dia 2, das 8h30 às 12h, e do terceiro grupo (Ciências Humanas, Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes), das 14h30 às 18h. É importante observar que entre um grupo e outro o período de troca de banners será bem curto, necessitando, portanto, que os responsáveis sejam bastante ágeis para que o processo seja concluído com êxodo.

O encerramento, no dia 3, no anfiteatro das pró-reitorias, será com uma palestra do professor da UFJF, Alexandre Leitão, seguida pela  a premiação dos trabalhos.

Confira abaixo a programação completa.

Premiação

O Semic premia os trabalhos de destaque em sete áreas de conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas, Engenharias e Ciências da Computação; Ciências da Saúde; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; e Linguística, Letras e Artes.

Os projetos serão analisados por avaliadores externos (oriundos de outras instituições de ensino e pesquisa), todos bolsistas de produtividade do CNPq. Os trabalhos que obtiverem os melhores resultados serão publicados na revista Principia.

Probic Jr.

Também integra o evento a participação de alunos do ensino médio que têm a chance de vivenciar a experiência da pesquisa antes de entrar na faculdade por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (Probic Jr). Os alunos bolsistas vêm de diversas instituições conveniadas ao programa, e são orientados por professores da Universidade e do Colégio de Aplicação João XXIII.

programacao_semic

Outras informações: (32) 2102-3784/ 3766 (Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação-UFJF)