Para celebrar a abertura da 20ª edição do Seminário de Iniciação Científica (Semic) da UFJF foi organizada a exposição: “Janelas para o mundo: a prática da pesquisa impulsionando vidas”. O objetivo é colocar foco sobre a dimensão humana que se encontra por de trás de cada pesquisador, pautada na construção de narrativas por parte de pessoas que tiverem sua vida afetada pela experiência da iniciação científica. O evento de abertura está marcado para às 18h, no saguão da reitoria, nesta terça, dia 21. Para apresentar e comentar a exposição, foi convidado o professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Tiago Adão Lara. “O próprio título da exposição remete às ‘janelas’ que a Universidade abre para o mundo, oferecendo a oportunidade de não apenas ler ou ouvir, mas visualizar o saber universitário, sem restringi-lo somente à UFJF”, explica Lara. Ele afirma também que esse tipo de evento revela uma preocupação em iniciar os graduandos na ciência, e que os reflexos desse tipo de empreitada ultrapassam os limites dos muros da Universidade. A palestra de Lara acontece no anfiteatro das pró-reitorias, próximo à exposição.

O Seminário acontece entre os dias 21 e 23 deste mês, na praça cívica, onde serão expostos mais de 500 trabalhos ligados aos projetos de iniciação científica produzidos na Universidade, com participação de alunos de graduação e do ensino médio. Entre pesquisadores, orientadores e colaboradores, o Seminário reúne aproximadamente 2.100 pessoas. Para a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da UFJF, Maria Cristina Andreolli, o número expressivo de trabalhos e participantes envolvidos no Semic 2014 revela o quanto a pesquisa tem crescido na Universidade. “Esses números representam o comprometimento dos pesquisadores da Universidade com a formação de recursos humanos em termos de desenvolvimento de pesquisas científicas. Além disso, indica a motivação dos alunos pelo desenvolvimento da ciência”.

Maria Cristina Andreolli sorrindo

Pró-reitora, Maria Cristina Andreolli, ressalta a relevância do evento para instigar a curiosidade científica nos alunos. (Foto: Twin Alvarenga)

Maria Cristina também ressalta outro aspecto importante do Seminário, o de instigar a curiosidade dos alunos. “A iniciação científica é um convite às mentes curiosas. A prática científica e os saberes da ciência podem levar o aluno a compreender fenômenos que ocorrem no nosso cotidiano, propiciando a ele uma formação que pode direcionar sua vida profissional”.

O Seminário premia trabalhos de destaque em sete áreas do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias e Ciências da Computação; Ciências da Saúde; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; e Linguística, Letras e Artes. Para julgar os trabalhos acadêmicos, são convidados avaliadores externos de outras instituições de ensino superior.

Segundo a pró-reitora de pesquisa, Sônia Miranda, “a simultaneidade do espaço expositivo permite dar concretude ao que é a UFJF. Muitas vezes, a Universidade produz conhecimentos sobre temas aproximados, em áreas distintas, com olhares distintos, e o Seminário se abre como uma possibilidade de convergência dessas pesquisas”.

Sônia ressalta que, apesar do sucesso do Semic, o objetivo é continuar evoluindo. “Um dos desafios para o futuro é pensar num formato de Seminário que encontre formas mais potentes para promover o diálogo entre as áreas, convertendo o Semic em uma semana de diálogo acadêmico, plural e integrado entre as áreas que compõe a Universidade”.

O segundo dia do evento, 22, será voltado para a apresentação dos trabalhos acadêmicos. Das 9h às 12h e das 14h às 18h, serão feitas as apresentações dos grupos de cada área do conhecimento. No dia 23, às 9h, as atividades começam com a palestra do professor da Universidade de Paris Bernard Charlot, responsável pela conferência de encerramento do Seminário, com o tema: “Palavras a um jovem pesquisador”. “O professor Bernard tem uma larga produção mundialmente conhecida sobre a relação dos sujeitos com o saber e, portanto, trabalha com epistemologia da ciência. Vai trazer sua experiência em uma conferência provocadora, pois coloca um pesquisador sênior frente a frente com jovens pesquisadores”, comenta Sônia. Após a palestra de Charlot, começa a solenidade de premiação dos trabalhos destacados no Semic 2014.

Outras informações:

Pró-reitoria de Pesquisa: 2102-3784/ 3766

Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da UFJF: (32) 2102-3784/ 3766

Confira a página do Semic

Acompanhe a UFJF nas mídias sociais: Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Soundcloud