Competidores ficaram 54 horas imersos em ambiente de inovação (Foto: Divulgação)

Um final de semana de total imersão no empreendedorismo. Essa foi a proposta do Startup Weekend, sediado na UFJF nos dias 20, 21 e 22 de março. O evento, que chegou a sua segunda edição, é idealizado pelo Google e teve o apoio do Centro Regional de Inovação e Transferência Tecnológica (Critt) e Latitude 21 – Parque Científico e Tecnológico para chegar a cidade. A equipe vencedora conta com dois estudantes da UFJF, Gustavo Simões Carnivali e Ayres Meirelles.

O evento contou com 70 participantes divididos em oito projetos, que participaram da maratona de 54 horas de trabalho em seus projetos. Para Fellipe Elias Araujo, organizador do evento, o Startup alcançou o objetivo de movimentar o ambiente empreendedor. “Nessa segunda edição já podemos notar os concorrentes com um perfil mais preparado para o mercado. Isso nos motiva e mostra que esse é o caminho para melhorar e incentivar o crescimento dessa área na cidade, que tem potencial, mas ainda não é totalmente explorado. Com a colaboração da UFJF, Startup Brasil, Google e Inovateria já crescemos e esperamos crescer ainda mais”.

Equipe vencedora realizou um projeto que visava ajudar no processo de aprendizagem de crianças com Síndrome de Down

New Dream: o projeto vencedor

A equipe vencedora realizou um projeto que visava ajudar no processo de aprendizagem de crianças com Síndrome de Down. O trabalho foi desenvolvido pelos estudantes da UFJF Gustavo Simões Carnivali (Ciência da Computação) e Ayres Meirelles (Economia), junto com Edgard Lazzarini e Caio Dourado. Os quatro criaram um aparelho que une um protótipo de um Card board (óculos de realidade virtual extremamente acessível, feito basicamente de papelão) com um aplicativo de celular, que possibilita colocar o usuário em um mundo virtual que pode auxiliar no seu desenvolvimento.

Para Gustavo, o projeto busca aliar-se à educação das crianças com necessidades especiais. “O sistema atual de ensino não é tão voltado para essas crianças e elas precisam de um apoio externo. A ideia era criar um mundo virtual que as estimulasse no seu desenvolvimento”. Além do auxílio dos mentores, o grupo buscou conversar com psicólogos, pedagogos e pais de crianças, para entender as principais necessidade.

Os vencedores já pensam no futuro do projeto. “Queremos continuar, validar mais a ideia, melhorar o protótipo, deixar mais completo e disponibilizar no mercado”, afirma Carnivali.

Segundo colocado – “Minha Cirurgia”

As pessoas que querem ou precisam passar por procedimentos cirúrgicos muitas vezes são rondadas por diversos medos, anseios e expectativas. Visando suprimir esse problema, o projeto “Minha Cirurgia” se propôs a criar uma rede social em que as pessoas poderiam compartilhar seus medos e experiências do tema.

No ‘Minha Cirurgia’ cada um pode ser protagonista e conversar sobre seus sentimentos envolvendo o procedimento cirúrgico – Estephânia Neves, estudante

A equipe, formada por Estephânia Neves, Maria Elisa Oliveira, Ivan Terra, Gabriella Ramos, Priscila Sthlaucher, Rodrigo Ferreira e Moisés Vieira, observaram esse problema e criaram o aplicativo. “Existem blogs e sites que tratam do assunto, mas em todos esses, tirando o autor, os outros são personagens secundários. No ‘Minha Cirurgia’ cada um pode ser protagonista e conversar sobre seus sentimentos envolvendo o procedimento cirúrgico”, explica a estudante Estephânia Neves. Ela ressalta que na rede o usuário poderia ter o seu perfil e compartilhar as informações, tirar dúvidas, seja em modo público ou privado.

Sobre o futuro, Estephânia afirma que o projeto também não vai parar. “Nossa ideia não morreu. Já vamos reunir e temos o intuito de continuar e melhorar a ideia”.

Customizando ingredientes

Em terceiro lugar, o aplicativo “Tô com Fome” promete indicar receitas com os ingredientes disponíveis na geladeira dos usuários. Além disso, a ferramenta propõe a geração de uma lista de compras e o compartilhamento de ‘geladeiras’ entre os amigos. O objetivo é promover interação entre estabelecimentos comerciais e consumidores para garantir a compra online de itens de alimentação.

As equipes vencedoras ganharam bolsas de estudo e serviços oferecidos pelos apoiadores do evento: cursos na Inovateria, hospedagem na 3255 Coworking e na UpGPSOnline, além de prêmios da Rádio Cidade, Privilege, Chico Rei e Evernote.​